Exercícios Maquiavel

Approved & Edited by ProProfs Editorial Team
The editorial team at ProProfs Quizzes consists of a select group of subject experts, trivia writers, and quiz masters who have authored over 10,000 quizzes taken by more than 100 million users. This team includes our in-house seasoned quiz moderators and subject matter experts. Our editorial experts, spread across the world, are rigorously trained using our comprehensive guidelines to ensure that you receive the highest quality quizzes.
Learn about Our Editorial Process
| By Arlindopicoli
A
Arlindopicoli
Community Contributor
Quizzes Created: 1 | Total Attempts: 7,417
Questions: 8 | Attempts: 7,418

SettingsSettingsSettings
Exercícios Maquiavel - Quiz

Questions and Answers
  • 1. 

    Nicolau Maquiavel (1.469 - 1527) assim se expressara em sua obra O Príncipe: “(...) O mesmo acontece com a fortuna, que demonstra sua força onde não encontra uma virtú (virtude) ordenada, pronta para resistir-lhe e volta seu ímpeto [impulso; força] para onde sabe que não foram erguidos diques ou barreiras para contê-las. Se considerares a Itália, que é sede e origem dessas alterações, verás que ela é um campo sem diques e sem qualquer defesa; caso ela fosse convenientemente ordenada pela virtú, como a Alemanha, a Espanha e a França, ou esta cheia não teria causado as grandes mudanças que ocorrem, ou estas nem sequer teriam acontecido.” (MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1973 – p. 109.) Sobre o conceito de Virtú, peça chave para se entender as ações de um governante (ou príncipe), CONSIDERE as assertivas abaixo: I – A virtú é a qualidade dos oportunistas, que agem guiados pelo instinto natural e irracional do egoísmo e almejam, exclusivamente, sua vantagem pessoal.II – O homem de virtú é antes de tudo um sábio, é aquele que conhece as circunstâncias do momento oferecido pela fortuna e age seguro do seu êxito.III – Mais do que todos os homens, o príncipe tem de ser um homem de virtú, capaz de conhecer as circunstâncias e utilizá-la a seu favor.IV – Partidário da teoria do direito divino, Maquiavel vê o príncipe como um predestinado e a virtú como algo que não depende dos fatores históricos. ASSINALE a ÚNICA alternativa que contém as assertivas verdadeiras:

    • A.

      A) I, II, III

    • B.

      B) II e III

    • C.

      C) II e IV

    • D.

      D) II, III e IV

    • E.

      E) I, II e IV

    Correct Answer
    B. B) II e III
    Explanation
    The correct answer is B) II and III. This is because in the passage, Maquiavel states that a virtuous ruler is someone who understands the circumstances presented by fortune and acts confidently towards success. This aligns with statement II. Additionally, Maquiavel emphasizes that the prince must be a man of virtue who is capable of understanding the circumstances and using them to his advantage, which corresponds to statement III.

    Rate this question:

  • 2. 

    UEL 2005  Em O Príncipe, Maquiavel (1469-1527) formulou idéias e conceitos que firmaram a sua reputação de o fundador da Ciência Política moderna. Dentre elas, pode-se citar  os aspectos relacionados às ações políticas dos governantes e à dominação das massas. Para ele, a política deveria ser compreendida pelo governante como uma esfera independente dos pressupostos religiosos que até então a impregnavam. Ao propor a autonomia da política (esfera da vida pública e da ação dos dirigentes políticos) sobre a ética (esfera da vida privada e da conduta moral dos indivíduos), é legítimo afirmar que Maquiavel não deixou, entretanto, de reconhecer e valorizar a religião como uma importante dimensão da vida em sociedade. Segundo Maquiavel, a religião dos súditos deveria ser objeto de análise atenta por parte do governante. Sobre a relação entre política e religião, de acordo com Maquiavel, é correto afirmar: 

    • A.

      A) A religião deve ser cultivada pelo governante para garantir que ele seja mais amado do que temido.

    • B.

      B) Por se constituírem em personagens importantes na vida política de uma comunidade, os líderes religiosos devem formular as ações a serem executadas pelos príncipes.

    • C.

      C) O sentimento religioso dos súditos é um valor moral e, portanto, deverá ser combatido pelo príncipe, uma vez que conduz ao fanatismo e prejudica a estabilidade do Estado.

    • D.

      D) A religião dos súditos é sempre um instrumento útil nas mãos do Príncipe, o qual deve aparentar ser virtuoso em matéria religiosa.

    • E.

      E) O dirigente político deve se esforçar para tornar-se, também, o dirigente religioso de seu povo, rompendo, assim, com o preceito do Estado laico.

    Correct Answer
    D. D) A religião dos súditos é sempre um instrumento útil nas mãos do Príncipe, o qual deve aparentar ser virtuoso em matéria religiosa.
    Explanation
    According to the passage, Maquiavel recognized and valued religion as an important dimension of society. He believed that the religion of the subjects should be carefully analyzed by the ruler. Therefore, it is legitimate to affirm that Maquiavel acknowledged that the religion of the subjects is always a useful instrument in the hands of the Prince, who should appear virtuous in religious matters.

    Rate this question:

  • 3. 

    UEL 2003  “Sendo, portanto, um príncipe obrigado a bem servir-se da natureza da besta, deve dela tirar as qualidades da raposa e do leão, pois este não tem defesa alguma contra os laços, e a raposa, contra os lobos. Precisa, pois, ser raposa para conhecer os laços e leão para aterrorizar os lobos. Os que se fizerem unicamente de leões não serão bem-sucedidos. (…) E há de se entender o seguinte: que um príncipe, e especialmente um príncipe novo, não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo freqüentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião.” (MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 74-75).A partir das metáforas propostas por Nicolau Maquiavel, pensador italiano renascentista, considere as afirmativas sobre a noção do poder próprio ao governante.I. A sabedoria e o uso da força fundamentam o poder.II. O poder encontra seu fundamento na bondade e na caridade.III. A sobrevivência do poder depende das virtudes da fé e da religião.IV. Os fins podem justificar os meios, para resolver conflitos na disputa pelo poder.Estão de acordo com o pensamento de Maquiavel apenas as afirmativas:

    • A.

      A) I e II.

    • B.

      B) I e III.

    • C.

      C) I e IV.

    • D.

      D) II e III.

    • E.

      E) III e IV.

    Correct Answer
    C. C) I e IV.
    Explanation
    Based on the metaphors proposed by Nicolau Maquiavel, the correct answer is C) I and IV. Maquiavel argues that a prince must possess the qualities of both a fox and a lion in order to effectively govern. This aligns with statement I, which suggests that wisdom and the use of force are the foundations of power. Additionally, Maquiavel also asserts that the ends can justify the means in resolving conflicts for power, which corresponds with statement IV. The other statements (II and III) are not in line with Maquiavel's thinking as he emphasizes the need for a ruler to act against charity, faith, humanity, and religion when necessary to maintain power.

    Rate this question:

  • 4. 

    Analise o texto político, que apresenta uma visão muito próxima de importantes reflexões do filósofo italiano Maquiavel, um dos primeiros a apontar que os domínios da ética e da políticasão práticas distintas. “A política arruína o caráter”, disse Otto von Bismarck(1815-1898), o “chanceler de ferro” da Alemanha, para quem mentir era dever do estadista. Os ditadores que agora enojam o mundo ao reprimir ferozmente seus próprios povos nas praças árabes foram colocados e mantidos no poder por nações que se enxergam como faróis da democracia e dos direitos humanos: Estados Unidos, Inglaterra e França. Isso é condenável? Os ditadores eram a única esperança do Ocidente de continuar tendo acesso ao petróleo árabe e de manter ummínimo de informação sobre as organizações terroristas islâmicas. Antes de condenar, reflita sobre a frase do mais extraordinário diplomata americano do século passado, George Kennan, morto aos 101 anos em 2005: “As sociedades não vivem para conduzir sua política externa: seria mais exato dizer que elas conduzem sua política externa para viver”.(Veja, 02.03.2011. Adaptado.)A associação entre o texto e as ideias de Maquiavel pode ser feita, pois o filósofo

    • A.

      A) considerava a ditadura o modelo mais apropriado de governo, sendo simpático à repressão militar sobre populações civis.

    • B.

      B) foi um dos teóricos da democracia liberal, demonstrando-se avesso a qualquer tipo de manifestação de autoritarismo por parte dos governantes.

    • C.

      C) foi um dos teóricos do socialismo científico, respaldando as ideias de Marx e Engels.

    • D.

      D) foi um pensador escolástico que preconizou a moralidade cristã como base da vida política.

    • E.

      E) refletiu sobre a política através de aspectos prioritariamente pragmáticos.

    Correct Answer
    E. E) refletiu sobre a política através de aspectos prioritariamente pragmáticos.
    Explanation
    Maquiavel, assim como o texto, refletiu sobre a política através de aspectos prioritariamente pragmáticos. Ele acreditava que a política deveria ser guiada pelo realismo e pela eficácia, e não pela moralidade ou pela ética. Maquiavel argumentava que os governantes deveriam estar dispostos a utilizar qualquer meio necessário para manter o poder e garantir a estabilidade do Estado. Portanto, a associação entre o texto e as ideias de Maquiavel pode ser feita porque ambos enfatizam a importância de uma abordagem pragmática na política.

    Rate this question:

  • 5. 

    Maquiavel contradiz a visão de política dos pensadores mais antigos afirmando como princípios que regulam as ações de um príncipe os conceitos de Virtú (virtude) e Fortuna (sorte). Sobre essa questão, ASSINALE o que for CORRETO:

    • A.

      01) A virtú não consiste num conjunto fixo de qualidades morais opostas à fortuna. Virtú é a capacidade do príncipe para ser flexível às circunstâncias, mudando com elas para agarrar e dominar a fortuna.

    • B.

      02) Virtú e Fortuna significam, simultaneamente, a justiça e a busca do bem comum.

    • C.

      04) Um príncipe deve mudar com a fortuna, deve ser volúvel, inconstante. Dependendo das circunstâncias, será cruel ou generoso, mentirá ou será honrado, deverá ceder à vontade dos outros ou ser inflexível.

    • D.

      08) Tanto Virtú quanto Fortuna obedecem a lógica racional da justiça.

    • E.

      16) A fortuna é sempre favorável para quem deseja agarrá-la. É a sorte que se oferece como presente para quem é ousado e está disposto a vencê-la.

    Correct Answer(s)
    A. 01) A virtú não consiste num conjunto fixo de qualidades morais opostas à fortuna. Virtú é a capacidade do príncipe para ser flexível às circunstâncias, mudando com elas para agarrar e dominar a fortuna.
    C. 04) Um príncipe deve mudar com a fortuna, deve ser volúvel, inconstante. Dependendo das circunstâncias, será cruel ou generoso, mentirá ou será honrado, deverá ceder à vontade dos outros ou ser inflexível.
    E. 16) A fortuna é sempre favorável para quem deseja agarrá-la. É a sorte que se oferece como presente para quem é ousado e está disposto a vencê-la.
    Explanation
    According to the given answer, Virtú is not a fixed set of moral qualities opposed to fortune. Instead, it is the prince's ability to be flexible and adapt to circumstances in order to seize and dominate fortune. Additionally, a prince must change with fortune, being unpredictable and adjusting his actions depending on the circumstances. Finally, fortune is always favorable to those who dare to seize it and is like a gift for those who are bold and willing to conquer it.

    Rate this question:

  • 6. 

    (UEM 2009 – inverno) Leia o fragmento abaixo:“O príncipe eletrônico pode ser visto como uma das mais notáveis criaturas da mídia, isto é, da indústria cultural. Trata-se de uma figura que impregna amplamente a Política, como teoria e prática. Impregna a atividade e o imaginário de indivíduos e coletividades, grupos e classes sociais, nações e nacionalidades, em todo o mundo. Em diferentes gradações, conforme as peculiaridades institucionais e culturais da política em cada sociedade, o príncipe eletrônico influencia, subordina, transforma ou mesmo apaga partidos políticos, sindicatos, movimentos sociais, correntes de opinião, legislativo, executivo e judiciário.” (IANNI, Octávio. O príncipe eletrônico. In: COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, p.296.) Considerando o texto acima, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

    • A.

      01) Na sociedade contemporânea, as tecnologias de comunicação tornam-se instrumentos significativos na condução dos processos políticos e eleitorais.

    • B.

      02) A mídia tem-se constituído como um espaço extremamente democrático do mundo globalizado, valorizando a diversidade de posicionamentos políticos e garantindo a integridade das mais variadas instituições políticas tradicionais.

    • C.

      04) As concepções de mundo divulgadas pela mídia têm um forte impacto sobre a vida cotidiana e são suficientemente poderosas a ponto de influenciar a organização política de uma nação.

    • D.

      08) As tecnologias de comunicação são utilizadas pelas grandes corporações mundiais com o objetivo de fazer que seus projetos sejam aceitos pelos dominados.

    • E.

      16) A expressão “príncipe eletrônico” está associada à concepção clássica de política construída por Nicolau Maquiavel e é utilizada no texto acima como forma de destacar os processos de enfraquecimento do poder do Estado Moderno na vida política contemporânea.

    Correct Answer(s)
    A. 01) Na sociedade contemporânea, as tecnologias de comunicação tornam-se instrumentos significativos na condução dos processos políticos e eleitorais.
    C. 04) As concepções de mundo divulgadas pela mídia têm um forte impacto sobre a vida cotidiana e são suficientemente poderosas a ponto de influenciar a organização política de uma nação.
    D. 08) As tecnologias de comunicação são utilizadas pelas grandes corporações mundiais com o objetivo de fazer que seus projetos sejam aceitos pelos dominados.
    E. 16) A expressão “príncipe eletrônico” está associada à concepção clássica de política construída por Nicolau Maquiavel e é utilizada no texto acima como forma de destacar os processos de enfraquecimento do poder do Estado Moderno na vida política contemporânea.
    Explanation
    The correct answers are 01, 04, 08, and 16. The passage states that electronic media, as part of the cultural industry, significantly influences politics and the imagination of individuals and societies worldwide. This supports answer 01, which states that communication technologies play a significant role in political and electoral processes in contemporary society. Answer 04 is also supported, as the passage mentions that media conceptions of the world have a strong impact on everyday life and can influence the political organization of a nation. Answer 08 is supported by the mention of technologies being used by global corporations to promote their projects to the dominated. Answer 16 is supported by the use of the term "príncipe eletrônico" to highlight the weakening of the power of the modern state in contemporary politics, drawing on the classic political concept of Niccolò Machiavelli.

    Rate this question:

  • 7. 

    A respeito da Teoria Política de Maquiavel em sua obra O Príncipe, CONSIDERE o que for CORRRETO:

    • A.

      01) Para formular sua teoria política, Maquiavel partiu da experiência real de seu tempo.

    • B.

      02) Maquiavel afirmou que o príncipe ao agir deve considerar os princípios éticos e morais que regulam a nova concepção política

    • C.

      04) Concebia a natureza humana como egoísta, ambiciosa, ingrata, volúvel, movida pelas paixões e desejos insaciáveis.

    • D.

      08) O verdadeiro príncipe é aquele que sabe tomar e conservar o poder.

    • E.

      16) O príncipe precisa ter virtú, ou seja, as qualidades para tomar e permanecer no poder, mesmo que use a violência, a mentira, a astúcia e a força.

    Correct Answer(s)
    A. 01) Para formular sua teoria política, Maquiavel partiu da experiência real de seu tempo.
    C. 04) Concebia a natureza humana como egoísta, ambiciosa, ingrata, volúvel, movida pelas paixões e desejos insaciáveis.
    D. 08) O verdadeiro príncipe é aquele que sabe tomar e conservar o poder.
    E. 16) O príncipe precisa ter virtú, ou seja, as qualidades para tomar e permanecer no poder, mesmo que use a violência, a mentira, a astúcia e a força.
    Explanation
    The correct answer choices provide a comprehensive understanding of Maquiavel's political theory in his work "O Príncipe." Maquiavel based his theory on the real experiences of his time, recognizing the egoistic, ambitious, ungrateful, fickle nature of humans driven by insatiable passions and desires. He believed that a true prince is one who knows how to seize and maintain power, even if it involves using violence, lies, cunning, and force. These principles highlight the pragmatic and amoral nature of Maquiavel's political philosophy.

    Rate this question:

  • 8. 

    UEM Maquiavel inaugura o pensamento político moderno. Seculariza a política, rejeitando o legado ético-cristão. Maquiavel tem uma visão do homem e da política como elas são e não como deveriam ser. A política deve ater-se ao real, deve preocupar-se com a eficiência da ação e não teorizar, como fazia Platão, sobre a forma ideal de governo. Assinale o que for correto. 

    • A.

      01) Para Maquiavel, o príncipe virtuoso é aquele que governa com justiça, estabelecendo, entre seus súditos, a igualdade social e uma participação político-democrática.

    • B.

      02) Maquiavel redefine as relações entre ética e política,não julga mais as ações políticas em função de uma hierarquia de valores dada de antemão, mas em função da necessidade dos resultados que as ações políticas devem alcançar.

    • C.

      04) Maquiavel faz a apologia da tirania, pois considera ser a forma mais eficiente de o príncipe manter-se no poder e garantir a segurança da ordem social e política para seus súditos.

    • D.

      08) Na concepção política de Maquiavel, não há uma exclusão entre ética e política, todavia a primeira deve ser entendida a partir da segunda. Para ele, as exigências da ação política implicam uma ética cujo caráter é diferente da ética praticada pelos indivíduos na vida privada.

    • E.

      16) Para Maquiavel, a sociedade é dividida entre os grandes, isto é, os que possuem o poder político e econômico, e o povo oprimido. A sociedade é cindida por lutas sociais, não pode, portanto, ser vista como uma comunidade homogênea voltada para o bem comum.

    Correct Answer(s)
    A. 01) Para Maquiavel, o príncipe virtuoso é aquele que governa com justiça, estabelecendo, entre seus súditos, a igualdade social e uma participação político-democrática.
    B. 02) Maquiavel redefine as relações entre ética e política,não julga mais as ações políticas em função de uma hierarquia de valores dada de antemão, mas em função da necessidade dos resultados que as ações políticas devem alcançar.
    D. 08) Na concepção política de Maquiavel, não há uma exclusão entre ética e política, todavia a primeira deve ser entendida a partir da segunda. Para ele, as exigências da ação política implicam uma ética cujo caráter é diferente da ética praticada pelos indivíduos na vida privada.
    E. 16) Para Maquiavel, a sociedade é dividida entre os grandes, isto é, os que possuem o poder político e econômico, e o povo oprimido. A sociedade é cindida por lutas sociais, não pode, portanto, ser vista como uma comunidade homogênea voltada para o bem comum.
    Explanation
    Maquiavel inaugura o pensamento político moderno ao secularizar a política e rejeitar o legado ético-cristão. Ele acredita que a política deve se preocupar com a eficiência da ação e não teorizar sobre a forma ideal de governo. Portanto, as afirmações corretas são: 01) Para Maquiavel, o príncipe virtuoso é aquele que governa com justiça, estabelecendo a igualdade social e uma participação político-democrática entre seus súditos. 02) Maquiavel redefine as relações entre ética e política, julgando as ações políticas com base na necessidade dos resultados a serem alcançados. 08) Na concepção política de Maquiavel, não há exclusão entre ética e política, mas a ética na política tem um caráter diferente da ética na vida privada. 16) Para Maquiavel, a sociedade é dividida entre os grandes e o povo oprimido, e não pode ser vista como uma comunidade homogênea voltada para o bem comum.

    Rate this question:

Quiz Review Timeline +

Our quizzes are rigorously reviewed, monitored and continuously updated by our expert board to maintain accuracy, relevance, and timeliness.

  • Current Version
  • Mar 22, 2023
    Quiz Edited by
    ProProfs Editorial Team
  • Sep 15, 2014
    Quiz Created by
    Arlindopicoli
Back to Top Back to top
Advertisement
×

Wait!
Here's an interesting quiz for you.

We have other quizzes matching your interest.