1.
A Região Norte foi a mais transformada nas últimas décadas, seja no seu quadro econômico, seja em sua demografia e até na sua divisão administrativa. Grandes projetos, embora muitos dos quais severamente criticados pelos ambientalistas, produziram sensíveis mudanças na sua dinâmica espacial.Que afirmativa, entre as selecionadas, pode ser considerada correta, como transformadora do espaço amazônico?
A. 
A construção de projetos rodoviários como a Transamazônica.
B. 
A implantação de projetos urbanos que transformaram a região naquela de maior densidade demográfica.
C. 
Aprimoramento na qualidade de vida da população ribeirinha, além das melhorias nas condições sociais dos chamados amazônidas.
D. 
Implantação de uma forte reforma agrária que eliminou os conflitos de terra na região.
2.
Leia o texto:”Atualmente, temos o genuíno e o paralelo para quase tudo, o original é facilmente piratiado e o falso se faz perfeito aos olhos de quem tem pouco a pagar. Até lesar o patrimônio físico é possível entender, mas entramos na moda de manipular o verde, a ecologia genérica. A biopirataria se acampou nos recantos de nossas florestas e fala inglês que é uma beleza”.No tocante às grandes realizações na Amazônia e sua importância internacional trazida pelo texto, podemos aceitar como verdadeira a:
A. 
Ocorrência de gigantescas jazidas minerais que permitem experiências novas no campo da siderurgia.
B. 
Enorme diversidade da vida vegetal e animal da floresta amazônica, constituindo-se num rico banco de dados genéticos.
C. 
Instalação de modernos laboratórios cientÃficos em Manaus e Belém, com o objetivo de planejar uma rápida industrialização para a região.
D. 
Presença de numerosos cientistas estrangeiros na região, visando à exportação de conhecimentos para seus paÃses de origem.
3.
Considere o trecho da canção "A saga da Amazônia" de Vital Farias....O que se corta em segundos gasta tempo prá vingare o fruto que dá cacho prá gente se alimentar?depois tem o passarinho, tem o ninho, tem o arigarapé, rio abaixo, tem riacho e esse rio mar.Mas o dragão continua a floresta a devorare quem habita essa mata prá onde vai se mudar?Corre índio, seringueiro, preguiça, tamanduá,tartaruga, pé ligeiro, corre-corre tribo dos Kamaiurá.No lugar que havia mata, hoje há perseguiçãogrileiro mata posseiro só prá lhe roubar seu chãocastanheiro, seringueiro já viraram até peãoafora os que morreram como ave de arribação....Assinale a alternativa que identifica as questões levantadas nos versos da música.
A. 
Os projetos de exploração e colonização da Amazônia.
B. 
Os ecossistemas da Amazônia e os projetos de ocupação.
C. 
As nações indÃgenas e os grandes conflitos com o Estado.
D. 
A expropriação dos povos da floresta e o saque da natureza na Amazônia.
4.
Abaixo, temos imagens da exploração irracional e o desmatamento da Amazônia. Sobre o tema , assinale a única opção VERDADEIRA:
A. 
é comum a ação das madeireiras asiáticas que compram legalmente madeira de lei para a produção de móveis e peças luxuosas de artesanato.
B. 
Em virtude da implantação de projetos agropecuários, foram permitas pelo governo, as queimadas para geração de pastos e lavouras.
C. 
É corriqueira a atividade de madeireiras nacionais clandestinas que abastecem o mercado interno com madeira proibida por lei para corte.
D. 
O governo vem coibindo a ação do corte clandestino de árvores e intensificando os programas de conscientização, que nos últimos anos, provaram a redução dos impactos ambientais na floresta.
5.
As figuras abaixo, publicadas pela revista "Veja" (22/11/2000), permitem ver alterações ocorridas na Amazônia desde o descobrimento do Brasil.Sobre as causas e conseqüências dessas alterações, bem como sobre as características do território amazônico, é CORRETO afirmar:
A. 
O extrativismo não constitui mais uma importante atividade econômica da Amazônia.
B. 
A colonização da Amazônia caracterizou-se ao longo dos séculos por ciclos de desenvolvimento, destacando-se o da borracha e o da mineração.
C. 
Com o surgimento de novas técnicas agrÃcolas e manipulação genética, o processo de desmatamento na Amazônia tende a diminuir.
D. 
Na Amazônia, a exploração do ouro é realizada de maneira gerenciada pelos garimpeiros, tudo para preservar os rios da contaminação com o mercúrio.
6.
Analise a charge e responda a opção correta:
A. 
O texto ironiza a questão da segurança e da preservação da floresta que tão em breve será substituÃda pela atividade agropecuária.
B. 
A charge representa o crescimento urbano da região norte e as tendências futuras de crescimento de indústrias como a têxtil.
C. 
O texto reforça uma tendência de preservação do ecossistema florestal e uma preocupação com a manutenção da atividade agrÃcola e da pecuária das pequenas famÃlias ribeirinhas.
D. 
A charge apenas reforça a importância de integração nacional da região, eliminando a vegetação para que em seu lugar seja instalada a atividade agrÃcola da soja e a pecuária extensiva.
7.
Apesar de ser a maior Região do Brasil em extensão territorial, o Norte possui um contingente populacional pequeno se comparado com outras Regiões do Brasil, apresentando aproximadamente 4 habitantes por quilômetro quadrado, sendo, portanto, pouco povoado. Marque a alternativa que representa essa relação entre população e área.
A. 
B. 
C. 
Taxa de crescimento populacional
D. 
8.
(Pucrio) O Centro-Oeste brasileiro tem registrado, segundo vários estudos, elevada produtividade e rentabilidade nas lavouras agrícolas. Para entender tal dinâmica, os estudos sobre a sojicultura são exemplares, já que esse cultivo é implementado em alguns estados da região, como em Mato Grosso, com base na intensa utilização de insumos como fertilizantes e agrotóxicos, e de máquinas e implementos modernos.(Adaptado de Bernardes, J. e Filho, O. [orgs]. Geografias da Soja: BR-163. Fronteiras em mutação. Rio de Janeiro. Arquimedes, 2006).Dentre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente os impactos socioeconômicos e ambientais da expansão da sojicultura no Centro-Oeste.
A. 
Alorização das terras, utilização intensiva de mão-deobra migrante nordestina e desconcentração fundiária.
B. 
Aumento da utilização da mão-de-obra barata do migrante nordestino e preservação do meio fÃsico-biótico.
C. 
Ampliação de novas dinâmicas socioeconômicas em todas as cidades regionais, a partir da diversificação das atividades geradas pela agricultura moderna.
D. 
Alteração no meio fÃsico-biótico, forte presença de agroindústrias e predominância de pequenas e médias propriedades.
E. 
Valorização das terras favoráveis à mecanização, alterações no meio fÃsico-biótico e (re)concentração fundiária.
9.
(UNESP) Leia o texto abaixo e responda a questão a seguir.“Mais de 12% da área original dessa vegetação já foram destruídos devido a políticas governamentais inadequadas, modelos inapropriados de ocupação do solo e à pressão econômica, que levou à ocupação desorganizada e ao uso não sustentável dos recursos naturais. (...) As queimadas e o desmatamento tornaram-se constantes. Até o ano de 2000 mais de 415 mil Km2 tinham sido desmatados. O total da área queimada foi 2,5 vezes maior. Em algumas localidades, como Porto Velho (RO), os aeroportos chegaram a ser fechados algumas vezes por causa da fumaça das queimadas.”Com base nas informações apresentadas, pode-se dizer que a devastação que ocorre no domínio vegetal, cujas características de ocupação são destacadas no texto, deve-se sobretudo a (o):
A. 
Intensa exploração madeireira que se implantou em seus domÃnios, atraÃda por incentivos fiscais que foram ofertados à s empresas que se instalassem no Meio Norte.
B. 
Ocorrência de queimadas naturais durante o longo perÃodo de seca que ocorre nesse domÃnio do Centro-Oeste.
C. 
Modelo inapropriado de ocupação econômica que foi implantado, nas últimas décadas, na Amazônia.
D. 
Excessiva ocupação de espécies xerófilas em seus domÃnios, que são utilizadas, em larga escala, como matéria prima na indústria farmacêutica.
E. 
Ausência nessa paisagem vegetal de espécies hidrófilas, o que favorece a ocorrência de queimadas em seus domÃnios.
10.
(UNIFAP 2006) Leia o texto abaixo: “ Os desmatamentos para a criação de grandes latifúndios agropecuários substituiu a floresta por pastagens e empobreceu grandes extensões de solo. Projetos como o Grande Carajás e Jarí, a exploração mineral e hidrelétrica são fontes de grandes impactos ambientais de âmbito regional” (Adaptado de ROSS, 1995)De acordo com texto e com os seus conhecimentos, associe a coluna superior com a inferior, indicando as conseqüências para a destruição provocada pelos grandes projetos implantados na Amazônia.I – Degradação da BiodiversidadeII – Destruição do soloIII – Mudanças ClimáticasIV – Estresse e doenças( ) A retirada da floresta rompe com o sistema natural de ciclagem dos nutrientes, ficando desprotegido da ação da erosão da chuva e tornando-se improdutivo.( ) O desmatamento elimina de um só vez grande contingente de espécies ainda desconhecidas pela ciência e homogeneíza o ecossistema quando se implanta a monocultura.( ) As monoculturas implantadas na Amazônia são mais sensíveis ao ataque de pragas e parasitas que são combatidas com agrotóxicos, os quais destroem, por sua vez, a diversidade dos ecossistemas.( ) As florestas são responsáveis pela umidade local. Sua destruição elimina essa fonte injetora de vapor d’água na atmosfera e, ao mesmo tempo, diminui a captura do CO2 atmosférico. A associação correta, pela ordem, é:
A. 
B. 
C. 
D. 
E.