Aqui você pode treinar tudo o que aprendeu sobre Barroco, treinando seus conhecimentos para ficar craque no assunto!
Simples; a antÃtese; parnasiana.
Rebuscada; a antÃtese; barroca.
Objetiva; a metáfora; simbolista.
Subjetiva; o verso livre; romântica.
Detalhada; o subjetivismo; simbolista.
O Barroco estabelece contradições entre espÃrito e carne, alma e corpo, morte e vida.
O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina.
O Barroco apresenta, como caracterÃstica marcante, o espÃrito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista.
A arte barroca é vinculada à Contra-Reforma.
O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas.
Trocadilhos, predomÃnio de metonÃmias e de sÃmiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antÃteses claras dispostas em ordem direta.
Sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomÃnio das metáforas e das antÃteses, temática da fugacidade do tempo e da vida.
Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática por simétrica por simetrias sucessivas, predomÃnio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo.
Temática naturalista, assimetria total de construção, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo.
Verificação clássica, temática neoclássica, sintaxe preciosista evidente no uso das sÃntese, dos anacolutos e das alegorias, construção assimétrica.
Cultismo e conceptismo
Conceptismo
Cultismo
Em nenhuma das tendências.
Gregório de Matos
Jerônimo BaÃa
Bento Teixeira
Bento Gonçalves
Camões
A poesia erótica de Gregório de Matos, inspirada na vida nos prostÃbulos da cidade da Bahia e que deu origem à alcunha do poeta, "Boca do Inferno".
A poesia lÃrica de Gregório de Matos, voltada para a temática filosófica, em linguagem marcada pelos recursos da estética barroca.
A poesia satÃrica de Gregório de Matos, dedicada à descrição fiel da sociedade da época, utilizando recursos expressivos caracterÃsticos do barroco português.
A poesia erótica de Gregório de Matos, caracterizada pela crÃtica aos comportamentos e à s autoridades baianas da época colonial.
A poesia satÃrica de Gregório de Matos, que representa, no conjunto de sua obra, uma fuga aos moldes barrocos e ataca, no linguajar baiano da época, costumes e personalidades.
No seu esforço da criação a comédia brasileira, realiza um trabalho de crÃtica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do século XIX.
Sua obra é uma sÃntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo português, mas combina-os com a paixão das imagens pré-românticas.
Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem dúvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as idéias da ilustração francesa.
Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vÃcios, os ridÃculos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da época.
Sua famosa sátira à autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro é prova de que seus talento não se restringia ao lirismo amoroso.
Wait!
Here's an interesting quiz for you.