Iracema

Approved & Edited by ProProfs Editorial Team
The editorial team at ProProfs Quizzes consists of a select group of subject experts, trivia writers, and quiz masters who have authored over 10,000 quizzes taken by more than 100 million users. This team includes our in-house seasoned quiz moderators and subject matter experts. Our editorial experts, spread across the world, are rigorously trained using our comprehensive guidelines to ensure that you receive the highest quality quizzes.
Learn about Our Editorial Process
| By Qgdoenem
Q
Qgdoenem
Community Contributor
Quizzes Created: 1 | Total Attempts: 1,387
Questions: 10 | Attempts: 1,390

SettingsSettingsSettings
Iracema - Quiz

.


Questions and Answers
  • 1. 

    (UEL) Examine as proposições a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.

    • A.

      A relevância da obra de José de Alencar no contexto romântico decorre, em grande parte, da idealização dos elementos considerados como genuinamente brasileiros, notadamente a natureza e o índio. Essa atitude impulsionou o nacionalismo nascente, por ser uma forma de reação política, social e literária contra Portugal.

    • B.

      Ao lado de O guarani e Ubirajara, Iracema representa um mito de fundação do Brasil. Nessas obras, a descrição da natureza brasileira possui inúmeras funções, com destaque para a "cor local", isto é, o elemento particular que o escritor imprimia à literatura, acreditando contribuir para a sua nacionalização.

    • C.

      Embora tendo sido escrito no período romântico, Iracema apresenta traços da ficção naturalista tanto na criação das personagens quanto na tematização dos problemas do país.

    • D.

      A leitura de Iracema revela a importância do índio na literatura romântica. Entretanto, sabe-se que a presença do índio não se restringiu a esse contexto literário, tendo desembocado inclusive no Modernismo, por intermédio de escritores como Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

    • E.

      O contraponto poético da prosa indianista de Alencar é constituído pela lírica de Gonçalves Dias. Indiscutivelmente, em "O canto do guerreiro" e em "O canto do piaga", dentre outros poemas, o índio é apresentado de maneira idealizada, numa perpetuação da imagem heróica e sublime adequada aos ideais românticos.

    Correct Answer
    C. Embora tendo sido escrito no período romântico, Iracema apresenta traços da ficção naturalista tanto na criação das personagens quanto na tematização dos problemas do país.
    Explanation
    Iracema, despite being written in the romantic period, shows traces of naturalistic fiction in the creation of characters and in addressing the problems of the country. This statement suggests that the novel incorporates elements of naturalism, a literary movement that emerged after the romantic period. Naturalism focused on portraying reality with scientific objectivity, often depicting the harsh social conditions and the influence of environment on characters. By stating that Iracema has traces of naturalism, the statement implies that the novel goes beyond the romantic idealization of the indigenous and nature, and also explores the social and political issues of the time.

    Rate this question:

  • 2. 

    Sobre Iracema, de José de Alencar, podemos dizer que:

    • A.

      As cenas de amor carnal entre Iracema e Martim são de tal forma construídas que o leitor as percebe com vivacidade, porque tudo é narrado de forma explícita.

    • B.

      em Iracema temos o nascimento lendário do Ceará, a história de amor entre Iracema e Martim e as manifestações de ódio das tribos tabajara e potiguara.

    • C.

      Moacir é o filho nascido da união de Iracema e Martim. De maneira simbólica ele representa o homem brasileiro, fruto do índio e do branco.

    • D.

      A linguagem do romance Iracema é altamente poética, embora o texto esteja em prosa. Alencar consegue belos efeitos linguísticos ao abusar de imagens sobre imagens, comparações sobre comparações.

    Correct Answer
    C. Moacir é o filho nascido da união de Iracema e Martim. De maneira simbólica ele representa o homem brasileiro, fruto do índio e do branco.
    Explanation
    Moacir is the son born from the union of Iracema and Martim. Symbolically, he represents the Brazilian man, a result of the indigenous and white heritage. This statement explains the significance of Moacir's character in the novel and his role in representing the cultural and racial blending that occurred in Brazil's history.

    Rate this question:

  • 3. 

    (PUC-SP) A próxima questão refere-se ao texto abaixo.Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba;Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros;Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.Esse trecho é o início do romance Iracema, de José de Alencar. Dele, como um todo, é possível afirmar que: 

    • A.

      Iracema é uma lenda criada por Alencar para explicar poeticamente as origens das raças indígenas da América.

    • B.

      As personagens Iracema, Martim e Moacir participam da luta fratricida entre os Tabajaras e os Pitiguaras.

    • C.

      O romance, elaborado com recursos de linguagem figurada, é considerado o exemplar mais perfeito da prosa poética na ficção romântica brasileira.

    • D.

      O nome da personagem-título é anagrama de América e essa relação caracteriza a obra como um romance histórico.

    • E.

      A palavra Iracema é o resultado da aglutinação de duas outras da língua guarani e significa “lábios de fel”.

    Correct Answer
    C. O romance, elaborado com recursos de linguagem figurada, é considerado o exemplar mais perfeito da prosa poética na ficção romântica brasileira.
    Explanation
    The given answer states that the novel "Iracema" is considered the most perfect example of poetic prose in Brazilian romantic fiction, elaborated with figurative language. This means that the novel is highly regarded for its use of expressive and imaginative language, which enhances the poetic quality of the story.

    Rate this question:

  • 4. 

    (PUC) Considere os dois fragmentos extraídos de Iracema, de José de Alencar.I. Onde vai a afouta jangada, que deixa rápida a costa cearense, aberta ao fresco terral a grande vela? Onde vai como branca alcíone buscando o rochedo pátrio nas solidões do oceano? Três entes respiram sobre o frágil lenho que vai singrando veloce, mar em fora. Um jovem guerreiro cuja tez branca não cora o sangue americano; uma criança e um rafeiro que viram a luz no berço das florestas, e brincam irmãos, filhos ambos da mesma terra selvagem.II. O cajueiro floresceu quatro vezes depois que Martim partiu das praias do Ceará, levando no frágil barco o filho e o cão fiel. A jandaia não quis deixar a terra onde repousava sua amiga e senhora. O primeiro cearense, ainda no berço, emigrava da terra da pátria. Havia aí a predestinação de uma raça?Ambos apresentam índices do que poderia ter acontecido no enredo do romance, já que constituem o começo e o fim da narrativa de Alencar. Desse modo, é possível presumir que o enredo apresenta

    • A.

      O relacionamento amoroso de Iracema e Martim, a índia e o branco, de cuja união nasceu Moacir, e que alegoriza o processo de conquista e colonização do Brasil.

    • B.

      As guerras entre as tribos tabajara e pitiguara pela conquista e preservação do território brasileiro contra o invasor estrangeiro.

    • C.

      O rapto de Iracema pelo branco português Martim como forma de enfraquecer os adversários e levar a um pacto entre o branco colonizador e o selvagem dono da terra.

    • D.

      A vingança de Martim, desbaratando o povo de Iracema, por ter sido flechado pela índia dos lábios de mel em plena floresta e ter-se tornado prisioneiro de sua tribo.

    • E.

      A morte de Iracema, após o nascimento de Moacir, e seu sepultamento junto a uma carnaúba, na fronde da qual canta ainda a jandaia.

    Correct Answer
    A. O relacionamento amoroso de Iracema e Martim, a índia e o branco, de cuja união nasceu Moacir, e que alegoriza o processo de conquista e colonização do Brasil.
    Explanation
    The correct answer suggests that the fragments from the book "Iracema" by José de Alencar indicate the romantic relationship between Iracema, a native Indian woman, and Martim, a white man, which resulted in the birth of their son Moacir. This relationship serves as an allegory for the process of conquest and colonization of Brazil, highlighting the cultural and racial dynamics between the indigenous population and the European colonizers.

    Rate this question:

  • 5. 

    (USP) O índio, em alguns romances de José de Alencar, como Iracema e Ubirajara, é

    • A.

      Retratado com objetividade, numa perspectiva rigorosa e científica.

    • B.

      Idealizado sobre o pano de fundo da natureza, da qual é o herói épico.

    • C.

      Pretexto episódico para descrição da natureza.

    • D.

      Visto com o desprezo do branco preconceituoso, que o considera inferior.

    • E.

      Representado como um primitivo feroz e de maus instintos.

    Correct Answer
    B. Idealizado sobre o pano de fundo da natureza, da qual é o herói épico.
    Explanation
    In the novels of José de Alencar, such as Iracema and Ubirajara, the indigenous person is portrayed as an idealized figure against the backdrop of nature, where they are seen as the epic hero. This suggests that the indigenous person is revered and celebrated for their connection to and harmony with the natural world.

    Rate this question:

  • 6. 

    (Fuvest) “O primeiro cearense, ainda no berço, emigrava da terra da pátria. Havia aí uma predestinação de uma raça?” Eis aí uma reflexão sob a forma de pergunta que o autor, ......, faz a si mesmo com toda propriedade, e por motivos que podemos interpretar como pessoais, ao finalizar o romance ........ . Assinale a alternativa que completa os espaços.

    • A.

      José Lins do Rego - Menino do Engenho.

    • B.

      José de Alencar - Iracema.

    • C.

      Graciliano Ramos - São Bernardo.

    • D.

      Aluísio Azevedo - O Mulato.

    • E.

      Graciliano Ramos - Vidas Secas.

    Correct Answer
    B. José de Alencar - Iracema.
    Explanation
    The given correct answer is "José de Alencar - Iracema." This answer is supported by the information provided in the question. The question mentions that the author asks a reflection about the predestination of a race, which aligns with the themes explored in José de Alencar's novel "Iracema." This novel delves into the cultural clashes between the indigenous people and the European colonizers in Brazil, exploring themes of race and destiny. Therefore, it can be inferred that the author mentioned in the question is José de Alencar and the novel being referred to is "Iracema."

    Rate this question:

  • 7. 

    (Mack-SP) Sobre Iracema, é incorreto afirmar que

    • A.

      O relacionamento entre Martim e Iracema seria uma alegoria das relações entre metrópole e colônia.

    • B.

      Iracema é descrita de uma forma idealizante, comparada com elementos da natureza, característica própria do Romantismo.

    • C.

      O personagem Martim é lendário; nunca existiu, tratando-se, portanto, de uma figura fictícia.

    • D.

      Moacir, que em tupi quer dizer “filho da dor”, é levado por Martim para a Europa.

    • E.

      O romance é narrado em terceira pessoa, com narrador onisciente.

    Correct Answer
    C. O personagem Martim é lendário; nunca existiu, tratando-se, portanto, de uma figura fictícia.
    Explanation
    The statement that the character Martim is legendary and never existed, therefore being a fictional figure, is correct. This means that Martim is not based on a real person and is purely a creation of the author's imagination.

    Rate this question:

  • 8. 

    (UFMG) Todas as passagens de Iracema, de José de Alencar, estão corretamente explicadas, exceto:A filha de Araquém escondeu no coração a sua ventura.

    • A.

      Ficou tímida e quieta como a ave que pressente a borrasca no horizonte. = Iracema entrega-se a Martim.

    • B.

      Iracema preparou as tintas. O chefe, embebendo as ramas da pluma, traçou pelo corpo os riscos vermelhos e pretos, que ornavam a grande nação pitiguara. = O chefe pinta Martim, preparando-o para o combate com os tabajaras.

    • C.

      Iracema, sentindo que se lhe rompia o seio, buscou a margem do rio, onde crescia o coqueiro. = Iracema prepara-se para dar à luz a Moacir.

    • D.

      O guerreiro branco é hóspede de Araquém. A paz o trouxe aos campos de Ipu, a paz o guarda. Quem ofende o estrangeiro ofende o Pajé. = Iracema protege Martim da fúria de Irapuã.

    • E.

      Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra, sua vista perturba-se. = Martim aparece pela primeira vez a Iracema, que saía do banho.

    Correct Answer
    B. Iracema preparou as tintas. O chefe, embebendo as ramas da pluma, traçou pelo corpo os riscos vermelhos e pretos, que ornavam a grande nação pitiguara. = O chefe pinta Martim, preparando-o para o combate com os tabajaras.
    Explanation
    The passage states that Iracema prepared the paints and the chief, using the feather's branches, drew red and black lines on his body, which adorned the great pitiguara nation. This implies that the chief is painting Martim, preparing him for combat with the tabajaras.

    Rate this question:

  • 9. 

    Em que época se passa o romance “Iracema”?

    • A.

      Antes do descobrimento do Brasil, no século 15.

    • B.

      Na época da colonização do Brasil, no século 17.

    • C.

      No século das grandes navegações de Portugal, século 16.

    • D.

      No período do romantismo da Literatura, século 18.

    Correct Answer
    B. Na época da colonização do Brasil, no século 17.
    Explanation
    "Iracema" se passa na época da colonização do Brasil, no século 17. Essa informação é indicada na resposta correta, onde é mencionado que o romance se passa durante a colonização do Brasil no século 17.

    Rate this question:

  • 10. 

    No romance de José de Alencar, os cabelos de Iracema são comparados às asas de qual ave?

    • A.

      Da arara-azul, porque são azuis

    • B.

      Da jandaia, porque são ruivos

    • C.

      Da graúna, porque são negros

    • D.

      Do papagaio, porque ela fala muito

    Correct Answer
    C. Da graúna, porque são negros
    Explanation
    In the novel by José de Alencar, the hair of Iracema is compared to the wings of the graúna bird because they are black.

    Rate this question:

Quiz Review Timeline +

Our quizzes are rigorously reviewed, monitored and continuously updated by our expert board to maintain accuracy, relevance, and timeliness.

  • Current Version
  • Mar 22, 2023
    Quiz Edited by
    ProProfs Editorial Team
  • Mar 14, 2016
    Quiz Created by
    Qgdoenem
Back to Top Back to top
Advertisement
×

Wait!
Here's an interesting quiz for you.

We have other quizzes matching your interest.