Herança Grega

7 Questions | Attempts: 449
Share

SettingsSettingsSettings
Herança Grega - Quiz

Capítulo 2.


Questions and Answers
  • 1. 

    (UEL-2010) Leia atentamente os textos abaixo, respectivamente, de Platão e de Aristóteles:[...] a admiração é a verdadeira característica do filósofo. Não tem outra origem a filosofia. (PLATÃO, Teeteto. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Universidade Federal do Pará, 1973. p. 37.)Com efeito, foi pela admiração que os homens começaram a filosofar tanto no princípio como agora; perplexos, de início, ante as dificuldades mais óbvias, avançaram pouco a pouco e enunciaram problemas a respeito das maiores, como os fenômenos da Lua, do Sol e das estrelas, assim como a gênese do universo. E o homem que é tomado de perplexidade e admiração julga-se ignorante (por isso o amigo dos mitos é, em certo sentido, um filósofo, pois também o mito é tecido de maravilhas); portanto, como filosofavam para fugir à ignorância, é evidente que buscavam a ciência a fim de saber, e não com uma finalidade utilitária. (ARISTÓTELES. Metafísica. Livro I. Tradução Leonel Vallandro. Porto Alegre: Globo, 1969. p. 40.)Com base nos textos acima e nos conhecimentos sobre a origem da filosofia, é correto afirmar:

    • A.

      A filosofia surgiu, como a mitologia, da capacidade humana de admirar-se com o extraordinário e foi pela utilidade do conhecimento que os homens fugiram da ignorância.

    • B.

      A admiração é a característica primordial do filósofo porque ele se espanta diante do mundo das idéias e percebe que o conhecimento sobre este pode ser vantajoso para a aquisição de novas técnicas.

    • C.

      Ao se espantarem com o mundo, os homens perceberam os erros inerentes ao mito, além de terem reconhecido a impossibilidade de o conhecimento ser adquirido pela razão.

    • D.

      Ao se reconhecerem ignorantes e, ao mesmo tempo, se surpreenderem diante do anseio de conhecer o mundo e as coisas nele contidas, os homens foram tomados de espanto, o que deu início à filosofia.

    • E.

      A admiração e a perplexidade diante da realidade fizeram com que a reflexão racional se restringisse às explicações fornecidas pelos mitos, sendo a filosofia uma forma de pensar intrínseca às elaborações mitológicas.

    Correct Answer
    D. Ao se reconhecerem ignorantes e, ao mesmo tempo, se surpreenderem diante do anseio de conhecer o mundo e as coisas nele contidas, os homens foram tomados de espanto, o que deu início à filosofia.
  • 2. 

    Assentemos, portanto, que, a principiar em Homero, todos os poetas são imitadores da imagem da virtude e dos restantes assuntos sobre os quais compõem, mas não atingem a verdade [. . . ] parece-me, que o poeta, por meio de palavras e frases, sabe colorir devidamente cada uma das artes, sem entender delas mais do que saber imitá-las. (PLATÃO, A República. Livro X. Tradução, introdução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. 8. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1996. p. 463)Com base no texto e nos conhecimentos sobre a mímesis (imitação) em Platão, é correto afirmar:

    • A.

      Dispõe o poeta da perfeição para colorir tão bem quanto o pintor, por isso descreve verdadeiramente os ofícios humanos

    • B.

      A mímesis apresenta uma imagem da realidade e assim representa a verdade última das atividades humanas.

    • C.

      Por sua capacidade de imitar, o poeta sabe acerca dos ofícios de todos os homens e, por esse motivo, pode descrevê- los verdadeiramente.

    • D.

      Por saber sobre todas as artes, atividades e atos humanos, o poeta consegue executar o seu ofício descrevendo-os bem

    • E.

      Por meio da imitação, descreve-se com beleza os atos e ofícios humanos, sem, no entanto, conhecê-los verdadeiramente.

    Correct Answer
    A. Dispõe o poeta da perfeição para colorir tão bem quanto o pintor, por isso descreve verdadeiramente os ofícios humanos
  • 3. 

    Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma composição literária destinada à apresentação por atores em um palco, atuando e dialogando entre si. O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica, caracterizada: 1) pela presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns aos outros e à ação; 2) pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho; 3) pela situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas, sociais, espirituais em que se situa a ação; 4) pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por meio da representação.COUTINHO, A. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973 (adaptado).  Considerando o texto e analisando os elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se que 

    • A.

      A criação do espetáculo teatral apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não é possível sua concepção de forma coletiva.

    • B.

      O cenário onde se desenrola a ação cênica é concebido e construído pelo cenógrafo de modo autônomo e independente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores.

    • C.

      O texto cênico pode originar-se dos mais variados gêneros textuais, como contos, lendas, romances, poesias, crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros.

    • D.

      O corpo do ator na cena tem pouca importância na comunicação teatral, visto que o mais importante é a expressão verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até os dias atuais

    • E.

      A iluminação e o som de um espetáculo cênico independem do processo de produção/recepção do espetáculo teatral, já que se trata de linguagens artísticas diferentes, agregadas posteriormente à cena teatral.

    Correct Answer
    C. O texto cênico pode originar-se dos mais variados gêneros textuais, como contos, lendas, romances, poesias, crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros.
  • 4. 

    Texto 1:Onde foi Tróia,onde foi Helena,onde a erva cresce,onde te despi.SOUSA, Afonso Félix. A uma dama que quis saber como encaro a morte. Nova antologia poética. Goiânia: Cefrag/UFG, 1991. p. 46.Texto 2:Que pode dar-vos, príncipes guapos,quem não tem nada do que pensais?Falam meus olhos de uma alma em trapos.Minha alegria, que pode mais?Vede se canto: choram raízesadormecidas em cicatrizes...Que hei de dizer-vos, ó suseranos,que não estrague vossas noitadas?Tudo o que falo volta em pedradas.Tudo se estorce num mar de enganosSOUSA, Afonso Félix. Resgate. Nova antologia poética. Goiânia: Cefrag/UFG, 1991. p. 54.Esses poemas, compostos pelo goiano Afonso Félix de Sousa, são exemplos de como as referências ao passado histórico são universalmente utilizadas como recursos literários.Considerando os recursos estilísticos e as referências do texto 1 à Grécia Clássica, é CORRETO afirmar:

    • A.

      A repetição do advérbio “onde”, sempre no início dos versos, intensifica a dor do sujeito poético, que se sente desnorteado em decorrência do seu amor platônico.

    • B.

      A referência a Troia e Helena, conteúdos presentes no contexto da epopéia Ilíada, de Homero, demonstra a presença dos mitos gregos na literatura e na cultura ocidentais.

    • C.

      O fascínio por Tróia se explica por essa cidade ter desempenhado um papel econômico de fundamental importância na Guerra do Peloponeso, como aliada de Esparta.

    • D.

      Helena aparece como um símbolo de mulher destemida e guerreira, figura predominante na cultura grega matriarcalista da época clássica.

    Correct Answer
    D. Helena aparece como um símbolo de mulher destemida e guerreira, figura predominante na cultura grega matriarcalista da época clássica.
  • 5. 

    Texto I - O Caçador de EsmeraldasFoi em março, ao findar das chuvas, quase à entradaDo outono, quando a terra, em sede requeimada,Bebera longamente as águas da estação,- Que, em bandeira, buscando esmeraldas e prata,À frente dos peões filhos da rude mata,Fernão Dias Pais Leme entrou pelo sertão. (Olavo Bilac) Texto IISairei de mim mesmo e irei ao encontro das flores humildes dos caminhos e das lentas aves dos crepúsculos, cujo pipilo suspende na paisagem uma lágrima que nunca se derrama.Sairei de mim mesmo em busca de mim mesmo, em busca de minha imagem perdida nos abismos do desespero, minha imagem de cuja face já não me lembro mais. (Vinícius de Moraes) Texto IIIUns escrevem para salvar a humanidade ou incitar lutas de classes, outros para se perpetuar nos manuais de literatura ou conquistar posições e honrarias. Os melhores são os que escrevem pelo prazer de escrever. (Lêdo Ivo) Assinale a opção que relaciona corretamente o texto ao gênero literário e à característica a ele referente.

    • A.

      Texto III – gênero lírico: exteriorização dos sentimentos do poeta.

    • B.

      Texto I – gênero épico: enaltecimento de um feito heróico.

    • C.

      Texto II – gênero dramático: presença de personagem que vive o acontecimento.

    • D.

      Texto III – gênero narrativo: ocorrência de fatos numa progressão temporal.

    • E.

      Texto II – apresenta as características de um soneto.

    Correct Answer
    B. Texto I – gênero épico: enaltecimento de um feito heróico.
  • 6. 

    Na Grécia arcaica, a geração da ordem do mundo é apresentada por mitos que narram a genealogia e a ação de seres sobrenaturais. A filosofia, com a escola jônica, caracteriza-se por explicar a origem do cosmos, recorrendo a elementos ou a processos encontrados na natureza. Assinale o que for correto. (Há mais de uma resposta) 

    • A.

      O mito é incapaz de instituir uma realidade social, pois seu caráter fantasioso não possui credibilidade alguma para seus ouvintes.

    • B.

      A transformação de uma representação dominantemente mítica do mundo para uma concepção filosófica expressa, entre os séculos VIII e VI a. C., na antiga Grécia, uma mudança estrutural da sociedade.

    • C.

      Os filósofos da escola jônica realizaram uma ruptura definitiva entre a mitologia e a filosofia; depois deles, não é possível encontrar, no pensamento filosófico, presença alguma de mitos.

    • D.

      O mito de Édipo, encontrado na tragédia de Sófocles, será aproveitado por Sigmund Freud para explicar o complexo de édipo como causa de determinadas neuroses.

    • E.

      Homero foi o primeiro historiador grego. Na Ilíada e na Odisseia, descreve o comportamento de homens heroicos cujas ações não possuem mais componente mitológico algum.

    Correct Answer
    B. A transformação de uma representação dominantemente mítica do mundo para uma concepção filosófica expressa, entre os séculos VIII e VI a. C., na antiga Grécia, uma mudança estrutural da sociedade.
    Explanation
    As corretas são B e D.

    Rate this question:

  • 7. 

    O gênero dramático, entre outros aspectos, apresenta como característica essencial:

    • A.

      Presença do narrador

    • B.

      Estrutura dialógica

    • C.

      Sentimentalismo

    • D.

      Musicalidade

    • E.

      Descritivismo

    Correct Answer
    B. Estrutura dialógica

Quiz Review Timeline +

Our quizzes are rigorously reviewed, monitored and continuously updated by our expert board to maintain accuracy, relevance, and timeliness.

  • Current Version
  • Mar 20, 2017
    Quiz Edited by
    ProProfs Editorial Team
  • Mar 19, 2017
    Quiz Created by
    Rhozzi
Back to Top Back to top
Advertisement
×

Wait!
Here's an interesting quiz for you.

We have other quizzes matching your interest.