1.
O único continente na zona térmica polar é:
A. 
B. 
C. 
D. 
E. 
2.
As afirmativas a seguir referem-se às regiões polares.I - A Antártica é um continente de aproximadamente 14 milhões de km2, quase totalmente coberto por um manto de gelo que pode ultrapassar 4.500 metros de espessura e que constitui na maior reserva de água doce do planeta.II - A região ártica é constituída por um oceano (Oceano Ártico) coberto por uma fina camada de mar congelado, vários arquipélagos e ilhas isoladas. Abrange, também, geleiras situadas na parte setentrional das principais massas continentais do planeta (Ásia, Europa e América do Norte).III - Ambas as regiões polares, habitadas por esquimós, têm seus territórios disputados por vários países. Ao Brasil cabe parte da Península Antártica e das Ilhas Shetland do Sul, onde se situa a Estação Brasileira Comandante Ferraz.Quais estão corretas?
A. 
B. 
C. 
D. 
E. 
3.
A respeito do continente Antártico, analise as afirmações abaixo e responda de acordo com o esquema que se segue.I - Os países que aderiram ao Tratado Antártico não possuem livre trânsito para explorar os recursos minerais existentes no continente.II - Embora a ocupação humana no continente Antártico seja quase inexistente, o lixo acumula-se ano a ano, ocasionando um grande problema ambiental.III - As atividades humanas mais significativas no continente Antártico referem-se à pesquisa científica.IV - A Antártida, com invernos rigorosíssimos e verões amenos, apresenta uma fauna típica, com ursos polares, focas, pingüins , renas e lobos
A. 
Somente II, III e IV estão corretas.
B. 
Somente I, II e IV estão corretas.
C. 
Somente I, III e IV estão corretas.
D. 
Somente I, II e III estão corretas.
E. 
Todas as afirmativas estão corretas.
4.
"É recorde este ano sobre a Antártida a perda de substância que filtra raios ultravioletas e evita cânceres de pele."ROMBO SOBRE A ANTÁRTIDAEste ano o buraco de ozônio bateu todos os recordes. A ampliação do buraco da camada de ozônio representa risco ambiental para países como o Chile, a Nova Zelândia,
A. 
A Argentina, o Uruguai e o Paraguai.
B. 
O Paraguai, Angola e a Austrália.
C. 
O Uruguai, Madagascar e Namíbia.
D. 
A Argentina, a África do Sul e a Austrália.
E. 
O Paraguai, a África do Sul e Namíbia.
5.
(UPF) As afirmativas que seguem estão relacionadas à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012. Sobre o tema, assinale a opção correta.
A. 
Analisando o período de vinte anos entre a Eco 92 e a Rio+20, representantes dos países em diferentes estágios de desenvolvimento foram unânimes em reconhecer os sensíveis avanços no uso racional dos recursos naturais, na erradicação da pobreza, na redução das diferenças sociais e econômicas, na utilização de energias limpas e na redução da emissão de gases de efeito estufa.
B. 
Em meio à severa crise da economia mundial, especialmente dos países do Euro, os governantes dos países desenvolvidos tomaram atitudes decisivas e rápidas quanto ao estabelecimento de cotas de participação financeira, que visem fomentar a recuperação do meio ambiente como forma de resgatar a economia dos países em crise.
C. 
A Rio+20 teve o grande mérito de ratificar o Protocolo de Kyoto (1997), assegurando a adesão de todos os principais países poluidores na meta de redução dos níveis de emissão de gases poluentes.
D. 
Os países em desenvolvimento reunidos na Rio+20 regulamentaram a adoção de áreas de preservação nas margens dos rios, decidindo que essa medida deve ser aplicada apenas aos rios de grande porte e em grandes propriedades.
E. 
A Conferência da ONU denominada Rio+20 discutiu temas para o futuro e produziu uma declaração intitulada “O Futuro que queremos”, preocupada em atingir uma economia sustentável que busque reduzir a degradação do meio ambiente, que combata a pobreza e assegure a produção de alimentos para todos.
6.
(UERJ) 3ª do plural (Engenheiros do Hawaii)Corrida pra vender cigarroCigarro pra vender remédioRemédio pra curar a tosseTossir, cuspir, jogar pra foraCorrida pra vender os carrosPneu, cerveja e gasolinaCabeça pra usar bonéE professar a fé de quem patrocinaQuerem te matar a sede, eles querem te sedarEles querem te vender, eles querem te comprar(...) Corrida contra o relógioSilicone contra a gravidadeDedo no gatilho, velocidadeQuem mente antes diz a verdadeSatisfação garantidaObsolescência programadaEles ganham a corrida antes mesmo da largada(...)letras.terra.com.br Os diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre foram o resultado da busca por caminhos para manter o crescimento da produção e do consumo. A crítica ao sistema econômico presente na letra da canção está relacionada à seguinte estratégia própria do atual modelo produtivo toyotista:
A. 
Aceleração do ciclo de renovação dos produtos
B. 
Imposição do tempo de realização das tarefas fabris
C. 
Restrição do crédito rápido para o consumo de mercadorias
D. 
Padronização da produção dos bens industriais de alta tecnologia
7.
(FGV-RIO) A partir da segunda metade do século passado, a mobilização em torno do ambiente foi divulgada e se consolidou por meio de estudos e das cúpulas, ou das conferências internacionais.Sobre essas conferências, pode-se afirmar:I A primeira grande conferência internacional convocada especificamente para a discussão da problemática ambiental ocorreu em Estocolmo, em 1972.II Na Rio-92, foram divulgadas as convenções sobre Mudanças Climáticas e sobre Diversidade Biológica, que figuram na agenda ambiental internacional.III Na Rio+20, que ocorreu no Rio de Janeiro, em 2012, todos os países participantes ratificaram o novo Protocolo de Quioto, aderindo à nova ordem ambiental internacional.Está correto o que se afirma em
A. 
B. 
C. 
D. 
E. 
8.
(FGV-SP) Nos jornais em todo o mundo, cotidianamente a palavra crise está presente e associada à economia. Várias reuniões de lideranças mundiais são realizadas para discutir a crise econômica e, nelas, a questão ambiental é geralmente tratada com menor profundidade com que se discutem os problemas econômicos. Um dos grandes desafios para diminuir o peso da crise ambiental é:
A. 
Difundir, em escala global, os hábitos de consumo que estão presentes nos países tradicionalmente desenvolvidos.
B. 
Controlar a natalidade nos países mais pobres e emergentes de modo a retardar a chegada dos 8 bilhões de habitantes previstos para 2015.
C. 
Desenvolver pesquisas de novas tecnologias para incentivar o uso de recursos naturais menos susceptíveis ao esgotamento.
D. 
Expandir modelos econômicos neoliberais que concretizem ações voltadas à educação ambiental nos países pobres.
E. 
Promover a desconcentração espacial das populações que vivem nos vales fluviais onde há forte pressão sobre os recursos naturais.
9.
(FATEC) Em junho de 2012, foi realizada na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O objetivo desse encontro foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, que apresenta como uma de suas propostas
A. 
Evitar o uso de recursos naturais e de matérias-primas nas indústrias para não comprometer o meio ambiente.
B. 
Investir em pesquisas sobre alimentos geneticamente modificados com a finalidade de acabar com a fome no mundo.
C. 
Desenvolver economicamente todas as nações para que estas possam ter o mesmo padrão de consumo dos Estados Unidos.
D. 
Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias necessidades.
E. 
Incentivar os países desenvolvidos a ampliar o setor agroindustrial para garantir que não faltem alimentos para os países subdesenvolvidos.
10.
(UEA) Leia um fragmento do poema Eu, etiqueta, de Carlos Drummond de Andrade.Meu tênis é proclama colorido De alguma coisa não provada Por este provador de longa idade. Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro, Minha gravata e cinto e escova e pente, Meu copo, minha xícara,Minha toalha de banho e sabonete, Meu isso, meu aquilo. Desde a cabeça ao bico dos sapatos, São mensagens,Letras falantes, Gritos visuais, Ordens de uso, abuso, reincidências. Costume, hábito, premência, Indispensabilidade, E fazem de mim homem-anúncio itinerante, Escravo da matéria anunciada.(Carlos Drummond de Andrade. Corpo, 1984.) Pela leitura dos versos, pode-se concluir corretamente que, para o poeta, o ser humano
A. 
Adquire produtos impróprios e inadequados para sua faixa etária.
B. 
Paga valores mais altos por produtos que tragam frases estampadas.
C. 
Costuma manter-se alheio às imposições ditadas pela moda.
D. 
Compra compulsivamente, embora não tenha recursos para isso.
E. 
Consome porque é subjugado pelo poder da publicidade.
11.
(UECE) “A questão ambiental deve ser compreendida como um produto da intervenção da sociedade sobre a natureza. Diz respeito não apenas a problemas relacionados à natureza, mas às problemáticas decorrentes da ação social.” RODRIGUES, Arlete Moysés. Produção do e no espaço - problemática ambiental urbana. Ed. Hucitec, 1998, p.8.A partir do excerto acima, pode-se concluir corretamente que os problemas ambientais globais residem
A. 
Na forma como o homem em sociedade apropria-se da natureza.
B. 
Nas relações de consumo e não nas relações de produção.
C. 
Principalmente na forma de exploração dos recursos naturais não renováveis.
D. 
Apenas nas relações de produção, porque estas não têm vinculação com o consumo.