Vamos testar nossos conhecimentos sobre filosofia.
(a) A crença religiosa, pois nesta, a verdade nos é apresentada através da revelação divina.
(b) O êxtase mÃstico, que nos impulsiona ao espÃrito crÃtico.
(c) As emoções, que nos auxiliam nessa busca do raciocÃnio.
(d) O conhecimento das ciências, entendido como dotado de progresso, de continuidade.
(a) Independente de não se perceber uma utilidade prática imediata da Filosofia, pode-se dizer que ela é necessária para estimular o indivÃduo a pensar com a própria cabeça; a não ser um mero de reprodutor de informações pensadas por outros e entregues a ele como verdade.
(b) O estudo da Filosofia leva em conta o fato de o homem não ter apenas necessidades materiais. Encara o homem como um ser que precisa as necessidades que vão além do mundo concreto.
(c) A Filosofia, tanto quanto as outras ciências, se preocupa com a satisfação das necessidades concretas do ser humano. A grande diferença está no momento em que essa preocupação se manifesta: para a ciência a satisfação é imediata; para a Filosofia a manifestação depende da corrente filosófica em questão.
(d) A Filosofia é necessária por que possibilita um olhar diferente daquele predominante e assim viabiliza uma outra dimensão da realidade além das necessidades imediatas nas quais o indivÃduo encontra-se mergulhado.
(a) Segundo a tradição, o termo Filosofia foi criado para significar todo tipo de reflexão que leva o homem a uma visão interessante e diferenciada sobre o mundo.
(b) Pode-se dizer em sentido restrito, a Filosofia é uma atividade e uma forma de pensamento sobre certas questões da vida, do mundo e do ser humano sobre si mesmo.
(c) Pode-se dizer que toda pessoa que ama a sabedoria é filósofa, embora nem todo filósofo necessariamente seja um amante da sabedoria.
(d) Nossos estudos mostraram que a Filosofia é a arte de questionar o mundo. Para tanto, ela vale-se dos instrumentos oferecidos pelas outras ciências, porém, indo além delas.
(a) O mito, tanto na Grécia antiga como atualmente, encerra o sentido da filosofia, que é dar uma explicação para tudo, mesmo que, para isso, tenha que construir idéias fantasiosas e irracionais.
(b) A filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivÃduos, não importando se elas são ilógicas ou inconseqüentes.
(c) Tanto a filosofia como as outras ciências, são conhecimentos causais, racionais, teóricos, universais e teológicos.
(d) A Filosofia serve-se também do senso comum, apesar de com ele não se confundir.
(a). É baseado no conhecimento empÃrico.
(b). Se identifica com a razão.
(c). É um excelente instrumento para uma explicação cientÃfica.
(d). Baseia-se em crenças identificando-se com o sobrenatural.
(a) O mito, tanto na Grécia antiga como atualmente, encerra o sentido da filosofia, que é dar uma explicação para tudo, mesmo que, para isso, tenha que construir idéias fantasiosas e irracionais.
(b) A filosofia serve-se também do senso comum para intuir explicações sobre a realidade, mas com ele não se confunde.
(c) A filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivÃduos, não importando se elas são ilógicas ou inconseqüentes.
(d) Tanto a filosofia como as outras ciências, são conhecimentos causais, racionais, teóricos, universais e teológicos.
(a) A verdade do mito obedece a critérios empÃricos e cientÃficos de comprovação.
(b) O conhecimento mÃtico segue um rigoroso procedimento lógico-analÃtico para estabelecer suas verdades.
(c) As explicações mÃticas constroem-se de maneira argumentativa e autocrÃtica.
(d) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.
(a) A ética, enquanto investigação racional do agir humano.
(b) A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.
(c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos cientÃficos.
(d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo.
A. O fato de que o mito faz parte da estrutura humana porém, sua perenidade não existe, já que após a infância devido à visão de totalidade que temos, não recorremos mais a ele.
B. A consciência coletiva, já que o equilÃbrio pessoal depende da preponderância do coletivo, o que facilita maior adaptação do indivÃduo à tradição.
C. O fato do mito ter uma relação com o sagrado, sendo portanto, irreversÃvel, ocasião pela qual o evento sagrado, que tem lugar num presente recente, aconteça novamente.
D. A função do mito de alimentar a capacidade imaginativa do ser humano, uma consciência que é intrÃnseca ao ser humano, interior da pessoa, carregada de problematização.
A. Assistimos hoje a um mito que tem uma adesão individual a um conteúdo situado nos bastidores do pensamento e que se faz presente como o motivo justificador de nossas ações para nós mesmos.
b. Assistimos hoje uma abrangência e totalidade de visões mÃticas que têm como caracterÃstica principal as visões de ordenamento de toda a realidade.
C. Atualmente, os mitos se referem a campos universais de conhecimento, que são interligados e que possuem certa articulação.
D. Assistimos a uma mentalidade contemporânea onde muitas vezes se ouvem falas ou se percebem comportamentos resultantes de ideias mÃticas, por exemplo, a ideia de que não existe a eterna juventude ou a consciência de que nem todo velhinho é bom ou misericordioso.
Wait!
Here's an interesting quiz for you.