Avaliação Língua Portuguesa - 6º Ano

Please wait...
. VALOR: 20,0 Pontos
Question 1 / 16
0 %
0/100
Score 0/100
1. Empregue os verbos que completam corretamente os espaços de cada frase:a) No mês que vem Marata e Pedro_____para São Paulo. (viajaram - viajarão)b) Ontem os alunos_____cedo na escola. (sairão - saíram)c) _____muito nos próximos dias, como_____os meteorologistas nos fornais de ontem. (choveu - choverá - anunciarão - anunciaram) 
Submit
Please wait...
About This Quiz
Avaliao Lngua Portuguesa - 6 Ano - Quiz

2.
We’ll put your name on your report, certificate, and leaderboard.
2. Complete as palavras abaixo com m ou n:a) ame_____doimb) ba_____bolêc) ci_____tod) ta_____pae) ma_____gaf) ra_____pag) ge_____teh) ga_____bai) enco_____troj) me_____salidade 
Submit
3. Que barulho estranho,vem lá de foravem lá de dentro?!Que barulho medonhono forrono porãona cozinhaou na dispensa!...Faça o que se pede:a) Na 1a estrofe do poema há um adjetivo_____.b) Na 2a estrofe também há um adjetivo que é_____e se refere ao substantivo_____.c) Os substantivos presentes na 2a estrofe são_________________________ 
Submit
4. Copie do texto a(s) palavra(s) a que se refere cada questão:a) Palavra que dá nome à capital da França_____b) No trecho: "Em Setembro daquele ano..." a que ano se refere?_____c) As palavras que indicam ações praticadas por Santos Dumont no 1º parágrafo são: ____________________d) Palavra do texto que serve para caracterizar Paris, dizer como era a cidade é_____e) Pequeno e esférico referem-se ao substantivo_____f) Palavra que no 2º parágrafo substitui o nome dirigível é_____g) Palavra no 3º parágrafo que é um substantivo composto_____h) Balonete e esférico são palavras derivadas das palavras primitivas_____e_____i) A regra: "Antes de P e B só podemos escrever M", encontramos em duas palavras no texto. São elas:_____e_____ 
Submit
5. Separe as sílabas das palavra:a) Assinatura_________________________b) depressa_______________c) Pêssego_______________d) Sossegado____________________e) Socorro_______________f) Sucesso_______________g) Travesseiro____________________h) Classe__________i) Interesse____________________
Submit
6. "Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.   Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores."O "Eu lírico" mostra:
Submit
7.  O gato e o pintinho                                                                                                              O gato costumava ficar deitado perto do fogão à lenha, principalmente nos dias de chuva. Erado tipo preguiçoso, em que continuamente era visto descansando. "Este gato adora sombra e água fresca", dizia sempre o dono da casa.E desse jeito foi naquela manhã de abril, quando o galinheiro ficou todo alagado após uma forte chuva e ventania. Ora, a galinha branca entusiasmada com o tamanho da nova ninhada, deixara um pintinho escapar das asas e, o pequeno animal ficara todo molhado!O gato de barriga cheia e preferindo um sossego, estava na cozinha como de costume. É fácil imaginá-lo contemplando ocioso o pintinho. Mais ainda o miado curto, quando viu o filho mais velho da casa envolver o infeliz com um pano seco e limpinho:"Miau!"O pequeno filhote fez: "Piu", tão baixinho que o gato levantou a cabeça e num giro de 90° para a direita, seus olhos verdes encontraram outros dois olhinhos assustados. Angustiado com a perspectiva de sentir frio, o bichano ficou pensativo e acuado.Logo que o pintinho deixou de tremer, foi colocado no chão. E quanto tempo levou para o gato botar os pelos para aquecer-lhe as penas? Uns segundos. Foi com espanto que o dono da casa viu que o gato possuía uma grande dose de solidariedade.E como era hora do café, um pedaço de cuscuz foi dado ao pintinho e, para o gato, um pires de leite bem quentinho.(Teresa Cristina Cerqueira de Sousa)No Texto, as expressões "pequeno animal", "o infeliz" e "pequeno filhote", referem-se:
Submit
8. Joãozinho   Um dia, Joãozinho resolveu contar histórias da família. "Eu era muito pequeno mas já sabia como nascem os meninos..." E todos ficaram interessadíssimos, pois o assunto era atraente. E, foi quando Joãozinho disse que tudo começa com a chegada do bebê num aviãozinho amarelo!...   (Teresa Cristina Cerqueira de Sousa)  No trecho "E todos ficaram/ interessadíssimos" (v. 07 e 08), a palavra em negrito têm efeito de :
Submit
9. O gato e o pintinho                                                                                                              O gato costumava ficar deitado perto do fogão à lenha, principalmente nos dias de chuva. Erado tipo preguiçoso, em que continuamente era visto descansando. "Este gato adora sombra e água fresca", dizia sempre o dono da casa.E desse jeito foi naquela manhã de abril, quando o galinheiro ficou todo alagado após uma forte chuva e ventania. Ora, a galinha branca entusiasmada com o tamanho da nova ninhada, deixara um pintinho escapar das asas e, o pequeno animal ficara todo molhado!O gato de barriga cheia e preferindo um sossego, estava na cozinha como de costume. É fácil imaginá-lo contemplando ocioso o pintinho. Mais ainda o miado curto, quando viu o filho mais velho da casa envolver o infeliz com um pano seco e limpinho:"Miau!"O pequeno filhote fez: "Piu", tão baixinho que o gato levantou a cabeça e num giro de 90° para a direita, seus olhos verdes encontraram outros dois olhinhos assustados. Angustiado com a perspectiva de sentir frio, o bichano ficou pensativo e acuado.Logo que o pintinho deixou de tremer, foi colocado no chão. E quanto tempo levou para o gato botar os pelos para aquecer-lhe as penas? Uns segundos. Foi com espanto que o dono da casa viu que o gato possuía uma grande dose de solidariedade.E como era hora do café, um pedaço de cuscuz foi dado ao pintinho e, para o gato, um pires de leite bem quentinho.(Teresa Cristina Cerqueira de Sousa)No trecho "E quanto tempo levou para o gato botar os pelos para aquecer-lhe as penas?" (l. 14), a frase indica:
Submit
10. O gato e o pintinho                                                                                                              O gato costumava ficar deitado perto do fogão à lenha, principalmente nos dias de chuva. Erado tipo preguiçoso, em que continuamente era visto descansando. "Este gato adora sombra e água fresca", dizia sempre o dono da casa.E desse jeito foi naquela manhã de abril, quando o galinheiro ficou todo alagado após uma forte chuva e ventania. Ora, a galinha branca entusiasmada com o tamanho da nova ninhada, deixara um pintinho escapar das asas e, o pequeno animal ficara todo molhado!O gato de barriga cheia e preferindo um sossego, estava na cozinha como de costume. É fácil imaginá-lo contemplando ocioso o pintinho. Mais ainda o miado curto, quando viu o filho mais velho da casa envolver o infeliz com um pano seco e limpinho:"Miau!"O pequeno filhote fez: "Piu", tão baixinho que o gato levantou a cabeça e num giro de 90° para a direita, seus olhos verdes encontraram outros dois olhinhos assustados. Angustiado com a perspectiva de sentir frio, o bichano ficou pensativo e acuado.Logo que o pintinho deixou de tremer, foi colocado no chão. E quanto tempo levou para o gato botar os pelos para aquecer-lhe as penas? Uns segundos. Foi com espanto que o dono da casa viu que o gato possuía uma grande dose de solidariedade.E como era hora do café, um pedaço de cuscuz foi dado ao pintinho e, para o gato, um pires de leite bem quentinho.(Teresa Cristina Cerqueira de Sousa)O texto: "O gato e o pintinho" classifica-se como:
Submit
11. "Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.   Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores."Os pronomes que aparecem no poema que dão ideia de posse são:
Submit
12. Joãozinho   Um dia, Joãozinho resolveu contar histórias da família. "Eu era muito pequeno mas já sabia como nascem os meninos..." E todos ficaram interessadíssimos, pois o assunto era atraente. E, foi quando Joãozinho disse que tudo começa com a chegada do bebê num aviãozinho amarelo!...   (Teresa Cristina Cerqueira de Sousa)  As aspas foram usadas nesse poema para indicar:
Submit
13. A palavra Brasil no texto serve para nomear:
Submit
14. A sequencia na ordem alfabéticas das palavras: 1- possuia; 2- pressão; 3- pequenos; 4- periferia, é:
Submit
15. Os numerais: primeiro, quatro, vinte e nove e meio são na sequência:
Submit
16. Associe as colunas corretamente:
Submit
View My Results

Quiz Review Timeline (Updated): +

Our quizzes are rigorously reviewed, monitored and continuously updated by our expert board to maintain accuracy, relevance, and timeliness.

  • Current Version
  • Dec 06, 2016
    Quiz Edited by
    ProProfs Editorial Team
  • Nov 22, 2016
    Quiz Created by
Cancel
  • All
    All (16)
  • Unanswered
    Unanswered ()
  • Answered
    Answered ()
Empregue os verbos que completam corretamente os espaços de cada...
Complete as palavras abaixo com m ou n:a)...
Que barulho estranho,vem lá de foravem lá de dentro?!Que...
Copie do texto a(s) palavra(s) a que se refere cada questão:a)...
Separe as sílabas das palavra:a)...
"Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves,...
 O gato e o...
Joãozinho   Um dia, Joãozinho resolveu contar...
O gato e o...
O gato e o...
"Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves,...
Joãozinho   Um dia, Joãozinho resolveu contar...
A palavra Brasil no texto serve para nomear:
A sequencia na ordem alfabéticas das palavras: 1- possuia; 2-...
Os numerais: primeiro, quatro, vinte e nove e...
Associe as colunas corretamente:
Alert!

Advertisement