1.
(Unicamp 2013) Alexandre von Humboldt (1769-1859) foi um cientista que analisou o processo das descobertas marítimas do século XVI, classificando-o como um avanço científico ímpar. A descoberta do Novo Mundo foi marcante porque os trabalhos realizados para conhecer sua geografia tiveram incontestável influência no aperfeiçoamento dos mapas e nos métodos astronômicos para determinar a posição dos lugares. Humboldt constatou a importância das viagens imputando-lhes valor científico e histórico.
(Adaptado de H. B. Domingues, “Viagens científicas: descobrimento e colonização no Brasil no século XIX”, em Alda Heizer e Antonio A. Passos Videira, Ciência, Civilização e Império nos trópicos. Rio de Janeiro: Acess Editora, 2001, p. 59.)
Assinale a alternativa correta.
A. 
O tema dos descobrimentos relaciona-se ao estudo da inferioridade da natureza americana, que justificava a exploração colonial e o trabalho compulsório.
B. 
Humboldt retoma o marco histórico dos descobrimentos e das viagens marÃtimas e reconhece suas contribuições para a expansão do conhecimento cientÃfico.
C. 
Os conhecimentos anteriores às proposições de Galileu foram preservados nos mapas, métodos astronômicos e conhecimentos geográficos do mundo resultantes dos descobrimentos.
D. 
Os descobrimentos tiveram grande repercussão no mundo contemporâneo por estabelecer os parâmetros religiosos e sociais com os quais se explica o processo da independência nas Américas.
2.
(Upe 2013) Analise a imagem a seguir:
O quadro O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, é uma das grandes realizações da arte renascentista.
Sobre essa obra e seu contexto histórico, assinale a alternativa CORRETA.
A. 
A temática pagã da obra, baseada na mitologia greco-romana, constituiu-se numa ousadia que destoava do restante da produção artÃstica do Renascimento.
B. 
A nudez representada no quadro também aparece em obras de outros artistas da época, como Michelangelo.
C. 
Botticelli, personagem sÃmbolo do ideal humanista, também foi arquiteto, engenheiro, músico e poeta.
D. 
O nascimento de Vênus, assim como a Última Ceia de Da Vinci, é uma pintura de temática bÃblica.
E. 
Botticelli destacou-se por sua produção em escultura.
3.
(Ufrn 2013) Os historiadores fazem distinção entre o período medieval e a modernidade na Europa Ocidental. As imagens a seguir evidenciam essa nova concepção de mundo, característica da modernidade.
Essas imagens remetem a aspectos da mentalidade do mundo moderno, que era caracterizado
A. 
Pela reafirmação da visão aristotélica do universo e do homem, afirmando um padrão de cÃrculos perfeitos no movimento dos astros.
B. 
Pela subordinação à visão clerical, que valorizava a iluminação divina para chegar à verdade sobre o homem, a mais perfeita realização de Deus.
C. 
Por um esquema do universo baseado no modelo heliocêntrico e por uma exaltação das capacidades humanas para chegar à verdade.
D. 
Por um ideal que partia da valorização do homem e, por consequência, via a Terra como centro do universo.
4.
Pucrs 2013) A renovação literária que se verifica no norte da Itália no século XIV, com as obras de Dante Alighieri (1265-1321), Francesco Petrarca (1304-1374) e Giovani Boccaccio (1313-1375), é considerada um marco para o chamado Renascimento Cultural. Produzindo obras de transição para a cultura renascentista, esses autores NÃO
A. 
Glorificavam as conquistas humanas.
B. 
Utilizavam uma linguagem popular.
C. 
Ironizavam a moral corrente.
D. 
Criticavam a cultura medieval.
E. 
Ignoravam a temática religiosa.
5.
(Unesp 2013) Podemos afirmar que as obras A divina comédia, escrita por Dante Alighieri no início do século XIV, e Dom Quixote, escrita por Miguel de Cervantes no início do século XVII,
A. 
Parodiaram as novelas de cavalaria e defenderam a hegemonia da Igreja Católica e da aristocracia, respectivamente.
B. 
Derivaram de registros orais e foram apenas organizadas e sistematizadas na escrita de seus autores.
C. 
ContribuÃram para a unificação e o estabelecimento da forma moderna dos idiomas italiano e espanhol.
D. 
Assumiram forte conotação anticlerical e intensificaram as crÃticas renascentistas à conduta e ao poder da Igreja Católica.
E. 
Retrataram o imaginário da burguesia comercial ascendente na Itália e na Espanha do final da Idade Média.
6.
(Uel 2012)
Com base nos conhecimentos sobre a pintura no período do Renascimento e na obra de Sandro Botticelli considere as afirmativas a seguir.
I. Há, nessa obra renascentista, a preocupação com o naturalismo, a proporção e o efeito de profundidade, sendo o pintor florentino Sandro Botticelli um dos principais representantes do Quattrocento.
II. Essa obra marca o início da Arte Moderna na Itália ao retratar o conflito entre o homem e a natureza, expresso na ação do vento que afeta os principais elementos da composição.
III. Essa obra tem como temática um episódio mitológico que aborda o nascimento de uma deusa, apresentando a movimentação do ar como um importante elemento para expressar leveza.
IV. O Renascimento é um período histórico caracterizado pelo teocentrismo e a obra O Nascimento de Vênus é emblemática por apresentar o sopro divino como temática da composição.
Assinale a alternativa correta.
A. 
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B. 
Somente as afirmativas I e III são corretas.
C. 
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D. 
Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
E. 
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
7.
(Unesp 2012) Os centros artísticos, na verdade, poderiam ser definidos como lugares caracterizados pela presença de um número razoável de artistas e de grupos significativos de consumidores, que por motivações variadas — glorificação familiar ou individual, desejo de hegemonia ou ânsia de salvação eterna — estão dispostos a investir em obras de arte uma parte das suas riquezas. Este último ponto implica, evidentemente, que o centro seja um lugar ao qual afluem quantidades consideráveis de recursos eventualmente destinados à produção artística. Além disso, poderá ser dotado de instituições de tutela, formação e promoção de artistas, bem como de distribuição das obras. Por fim, terá um público muito mais vasto que o dos consumidores propriamente ditos: um público não homogêneo, certamente (...).
(Carlo Ginzburg. A micro-história e outros ensaios, 1991.)
Os “centros artísticos” descritos no texto podem ser identificados
A. 
Nos mosteiros medievais, onde se valorizava especialmente a arte sacra.
B. 
) nas cidades modernas, onde floresceu o Renascimento cultural.
C. 
Nos centros urbanos romanos, onde predominava a escultura gótica.
D. 
Nas cidades-estados gregas, onde o estilo dórico era hegemônico.
E. 
Nos castelos senhoriais, onde prevalecia a arquitetura românica.
8.
(Unicamp 2012) De uma forma inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de entender a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia misturavam-se e auxiliavam-se, numa sociedade atravessada por inquietações religiosas e por exigências práticas de todo gênero.
(Adaptado de Eugenio Garin, Ciência e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo: Ed. Unesp, 1994, p. 11.)
Sobre o tema, é correto afirmar que:
A. 
) O pensamento humanista implicava a total recusa da existência de Deus nas artes e na ciência, o que libertava o homem para conhecer a natureza e a sociedade.
B. 
A mistura de conhecimentos das mais diferentes origens - como a magia e a ciência - levou a uma instabilidade imprevisÃvel, que lançou a Europa numa onda de obscurantismo que apenas o Iluminismo pôde reverter.
C. 
As transformações artÃsticas e polÃticas do Renascimento incluÃram a inspiração nos ideais da Antiguidade Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura.
D. 
As inquietações religiosas vividas principalmente ao longo do século XVI culminaram nas Reformas Calvinista, Luterana, Anglicana e finalmente no movimento da Contrarreforma, que defendeu a fé protestante contra seus inimigos.