Mackenzie - Dezembro/2011 - Geografia

7 Questions

Settings
Please wait...
Mackenzie - Dezembro/2011 - Geografia

MACKENZIE - DEZEMBRO/2011 - GEOGRAFIA Provas dos Grupos II - III Data: 15/12/2011


Questions and Answers
  • 1. 
    No mapa, estão assinaladas
    • A. 

      áreas de maior produção de minério de Ferro, com exportações voltadas, principalmente, para o mercado chinês.

    • B. 

      Regiões onde se concentra a pecuária melhorada ou semi-intensiva, com destacável participação nas exportações do país.

    • C. 

      áreas com maior produção de soja.

    • D. 

      Principais áreas produtoras e consumidoras de gás natural.

    • E. 

      áreas de maior produção de etanol.

  • 2. 
    Rússia: Moscou bate recorde de natalidade Segundo informação da vice-prefeita e responsável pela política social da capital, Liudmila Shvetsova, em agosto deste ano foram registrados em Moscou 12 mil nascimentos — um evento a ser comemorado no momento em que a Rússia, preocupada com o decréscimo de sua população, faz campanhas de natalidade. Ainda de acordo com Shvetsova, em Moscou a natalidade está crescendo e a mortalidade diminuindo, resultado que tranquiliza a vice-prefeita, ela mesma incentivadora e participante de campanhas pelo aumento da população nacional. Relacionadas à notícia dada, considere as afi rmações I, II e III. I. O envolvimento do país em confl itos na região do Cáucaso, como na Chechênia, Daguestão, Iguchétia e Estônia, foi responsável por um expressivo aumento nos índices de mortalidade do país, equivalente ao que ocorreu na Segunda Guerra Mundial. II. A baixa natalidade, comum a diversos países europeus, é um fator que preocupa as autoridades do país em relação à sustentabilidade do sistema previdenciário e à reposição de mão de obra. III. Além da questão socioeconômica, há questões étnico-religiosas, pois muitos russos se preocupam com o maior ritmo de crescimento demográfi co entre minorias com religião islâmica, o que poderia acentuar conflitos e tensões já existentes no país. Dessa forma,
    • A. 

      Apenas I e II estão corretas.

    • B. 

      Apenas II e III estão corretas.

    • C. 

      Apenas I e III estão corretas.

    • D. 

      I, II e III estão corretas.

    • E. 

      Apenas I está correta.

  • 3. 
    Brasil não tolerará internacionalização da Amazônia, diz Jobim. Brasília, 12/04/2011 — O Brasil cuidará de seu território por si mesmo e não tolerará a pretensão de internacionalização da Amazônia, disse nesta terça-feira o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao falar no III Seminário de Defesa, um dos eventos promovidos pela LAAD 2011 (Latin America Aerospace & Defence), maior feira de tecnologia de defesa e de segurança da América Latina. A LAAD 2011 foi aberta nesta terça-feira (12/04), no Riocentro, Rio de Janeiro. https://www.defesa.gov.br O texto acima é parte de uma reportagem sobre o espaço Amazônico e de uma preocupação estratégica nacional. A respeito do tema, considere I, II e III. I. O então ministro Nelson Jobim fez referência à resolução que determina a administração internacional da Amazônia Brasileira, aprovada no Conselho de Segurança da ONU. II. O tema de uma suposta internacionalização da Amazônia é recorrente no Brasil e serviu para justifi car políticas de ocupação com grandes projetos de desenvolvimento, principalmente durante o período da ditadura militar. III. A presença de organizações não governamentais estrangeiras, práticas de biopirataria e manifestações de autoridades estrangeiras, que questionam a soberania nacional a respeito da Amazônia, são alguns dos fatores que têm motivado reações como a do então ministro da Defesa, assim como de setores civis e militares do país. Estão corretas, apenas,
    • A. 

      I e II

    • B. 

      II e III

    • C. 

      I e III

    • D. 

      I, II e III

    • E. 

      I

  • 4. 
    Observando os fluxos migratórios destacados no mapa, é correto afirmar, a respeito da Região Nordeste, que
    • A. 

      Nos primeiros séculos de ocupação europeia da Região Nordeste, desenvolveram-se as primeiras atividades de grande expressão econômica para o país, como a extração do pau-brasil, do cacau e, posteriormente, do babaçu, em que a grande quantidade de mão de obra se fazia essencial.

    • B. 

      As plantations de cana-de-açúcar, desenvolvidas nos estados de Rondônia, Pará e Goiás, nos séculos XVI e XVII, tornaram essas áreas focos de migrantes em busca de prosperidade, já que o produto visava ao mercado europeu, gerando uma decadência produtiva para a Região Nordeste.

    • C. 

      De acordo com a Divisão Política do IBGE, a Região Nordeste é composta por cerca de 47 milhões de habitantes, distribuídos em 10 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, parte do estado do Maranhão e parte do estado de Minas Gerais (Vale do Jequitinhonha).

    • D. 

      Devido aos graves problemas socioeconômicos e ambientais, como as grandes desigualdades de renda, a forte concentração fundiária e as secas no Sertão nordestino durante o século XX, a região passou a representar um cenário de intenso movimento de repulsão populacional. Muitos habitantes saíram, sobretudo entre as décadas de 1940 e 1980, em busca de oportunidades de trabalho em outras regiões do país.

    • E. 

      Com o abandono persistente de áreas produtivas nordestinas, o governo federal criou, na década de 1930, no governo de Getúlio Vargas, a SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). Porém, devido aos desvios de capitais que nunca chegavam aos seus verdadeiros destinos, o órgão foi desativado na década de 1990.

  • 5. 
    Desempenho de alunos brasileiros está bem abaixo do ideal Relatório divulgado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) mostra déficit brasileiro nas categorias leitura, matemática e ciência. A colocação do Brasil, a exemplo do que aconteceu na última edição, em 2006, não foi positiva. Segundo dados do relatório de 2009, divulgado neste mês, o país atingiu 412 pontos em leitura, 386 pontos em matemática e 405 pontos em ciência. A média sugerida pela OCDE é de 492, 496 e 501, respectivamente. O objetivo do “Pisa” (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) é comparar o desempenho da educação no mundo. Ao todo foram analisados 65 países (34 membros da organização e 31 parceiros). http://veja.abril.com.br — 07/12/2010 Observando o texto e os dados divulgados pelo PISA, considere I, II e III abaixo. I. Os dados divulgados pelo PISA justifi cam, claramente, a preocupação de países como a China, que também faz parte do BRICS, em investimentos prioritários na área educacional, mantendo-a em primeiro lugar, seguida pela Coreia do Sul e pela Finlândia. II. A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que pelo menos 18% da receita com impostos da União e 25% da dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, devem ser investidos em educação. Diversas Constituições estaduais e municipais ampliaram seus percentuais para, até, 35%. III. Os resultados das pesquisas realizadas pelo PISA são enviados ao PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento); países com resultados insatisfatórios devem promover medidas emergentes de recuperação, podendo sofrer sanções de ordem econômica ou social caso não as adotem. Estão corretas
    • A. 

      I e III, apenas.

    • B. 

      I e II, apenas.

    • C. 

      I, II e III.

    • D. 

      II e III, apenas.

    • E. 

      I, apenas.

  • 6. 
    A Questão Basca: grupo separatista ETA anuncia trégua permanente. Silvana Aline Soares Simon (Divulgação Científi ca em Relações Internacionais) — 10/01/2011 A imprensa internacional, nas últimas décadas, tem dado destaque às atividades do grupo basco ETA que, por meio de seus atentados, se chocava com o Estado espanhol. No último dia 10 de janeiro, 51 anos após o início de suas atividades, o grupo anunciou, no jornal independente basco Gara, uma trégua geral e permanente. A respeito do tema, é correto afirmar que
    • A. 

      Os bascos são um povo de origem desconhecida e estão divididos entre a Espanha e o norte de Portugal. Mesmo passando por longos períodos de dominação, lutam pelo reconhecimento internacional do seu país, por meio de um território definido.

    • B. 

      Em 1959 surgiu, no nordeste da Espanha e no sudoeste da França, o movimento ETA, um grupo de tendência socialista e com ideais separatistas. A ação do grupo centrou-se nas táticas de guerrilha urbana, praticando atentados contra autoridades governamentais ligadas ao ditador Francisco Franco.

    • C. 

      O ETA usa de práticas terroristas na França desde o fi nal do século XIX, buscando garantir a liberdade religiosa, já que a maioria professa a religião muçulmana.

    • D. 

      O povo Basco teria chegado à península ibérica há mais de 4000 anos. Devido às intensas perseguições, teve a sua cultura e a sua língua dizimadas ao longo do tempo, restando, hoje, pouco de sua cultura original.

    • E. 

      Na década de 1990, a ação terrorista basca matou militares, políticos, juízes, entre outras autoridades locais, trazendo, para a população, a sensação de possíveis conquistas por sua liberdade. O ETA recebe apoio irrestrito da população, porém não consegue atingir seus objetivos.

  • 7. 
    A respeito da África subsaariana, que concentra, hoje, os países mais pobres do mundo, considere I, II e III, abaixo. I. Com a sua descolonização, que atingiu o seu ápice nas décadas de 1960 e 1970, fi cou evidente a tragédia provocada pela ocupação colonial europeia no século XIX. II. Em tempos de globalização, a África subsaariana tem sido preterida na disputa pelos blocos econômicos, por abrigar em todo o seu território, ecossistemas completos que devem ser preservados, como os desertos e as savanas, não disponíveis à exploração econômica. III. Serra Leoa foi classifi cada pela ONU, em 2008, como o lugar onde a população tinha o pior nível de vida do planeta, devido à guerra civil que afetou todo o país. Dessa forma,
    • A. 

      I e III estão corretas.

    • B. 

      II e III estão corretas.

    • C. 

      I e II estão corretas.

    • D. 

      I, II e III estão corretas.

    • E. 

      Apenas II está correta.