We have sent an email with your new password.


Noções de Biologia Molecular / Conceitos Básicos em Genética

20 Questes  I  By Bioconexao
Noes de Biologia Molecular / Conceitos Bsicos em Gentica
Exercícios sobre estrutura e funcionamento dos genes e conceitos básicos em genética.

  
Changes are done, please start the quiz.


Question Excerpt

Removing question excerpt is a premium feature

Upgrade and get a lot more done!
1.  A análise da composição dos nucleotídeos do ácido nucleico que constitui o material genético de quatro diferentes organismos mostrou o seguinte resultado: Molécula Adenina (A) Guanina (G) Timina (T) Citosina (C) Uracila (U) I 23,3 26,7 23,5 26,5 0 II 17,3 40,5 28,2 14 0 III 23,5 14,3 0 35,5 22,7 IV 23,5 26,5 0 26,7 23,3 Com base nos resultados, marque a afirmativa correta em relação à identificação das moléculas.
1.
2.
3.
4.
5.
2.  Imagine a seguinte situação hipotética: “Um aluno precisa decifrar o código de uma enzima G1, que possui uma cadeia formada por seis aminoácidos desconhecidos. Para que esses aminoácidos fossem decifrados foi dado ao aluno uma tabela com as seguintes informações: Seqüência do DNA Aminoácidos (Símbolo do Aminoácido) AGA  Serina ( SER ) CAA  Valina ( VAL ) AAA  Fenilalanina ( FEN ) CCG  Glicina ( GLI ) AAT  Leucina ( LEU ) GAA  Leucina ( LEU )Continuando o raciocínio, foi dado ao aluno a informação que o RNAm da G1 continha a seguinte seqüência: UUAUUUCUUGUUUCUGGC. A seqüência de aminoácidos que correspondem à enzima citada é:
1.
2.
3.
4.
5.
3.  Em abril de 2003, a finalização do Projeto Genoma Humano foi noticiada por vários meios de comunicação como sendo a “decifração do código genético humano”. A informação, da maneira como foi veiculada, está:
1.
2.
3.
4.
5.
4.  Os itens da tabela abaixo referem-se aos ácidos nucléicos: Estrutura Composição Função I. Cadeia simples 1. Presença da timina a. Transcrição II. Dupla hélice 2. Presença da uracila b. Síntese de proteínasSão características do ácido desoxirribonucléico:
1.
2.
3.
4.
5.
5.  O código genético é o conjunto de todas as trincas possíveis de bases nitrogenadas (códons). A seqüência de códons do RNA mensageiro determina a seqüência de aminoácidos da proteína. É correto afirmar que o código genético 
1.
2.
3.
4.
5.
6.  A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) normatizou, recentemente, a utilização de câmaras de bronzeamento artificial, visando diminuir os riscos dessa prática, tais como lesões na retina, queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele. Uma mulher que se submeteu a dez sessões intercaladas de bronzeamento, com duração de 15 a 30 minutos cada uma, apresentou, quatro meses depois, indícios de câncer de pele, uma vez que as radiações UV danificaram seu DNA. Pode-se afirmar que esse tipo de câncer 
1.
2.
3.
4.
5.
7.  Leia o texto: A entrada na era da genômica possibilitou ao norte-americano Eugene V. Koonin investigar qual seria o número mínimo de genes capazes de sustentar o funcionamento de uma célula. Para isso, ele comparou 21 genomas completos de representantes das três linhagens primárias da vida: as eubactérias, as arqueobactérias e os eucariontes. O resultado da pesquisa mostrou que o número de genes deve situar-se em torno de 150. Esse enfoque é interessante, pois permite imaginar os primeiros sistemas genéticos surgidos por ocasião da origem da vida. Adaptado de SALZANO, F.M. Ciência Hoje, v. 29, n. 173, jul. 2001. Considere as seguintes afirmações. I - No código genético, a cada códon deve corresponder mais de um aminoácido. II - Os genes compartilhados pelos genomas dos diferentes grupos devem ser essenciais. III - Os genes envolvidos na replicação, transcrição e tradução do material genético devem fazer parte do conjunto mínimo de genes. Quais delas poderiam ter embasado o raciocínio de Koonin?
1.
2.
3.
4.
5.
8.  Em um experimento, foi observado que, no DNA de um determinado organismo, o conteúdo de citosina era de 30%. Assinale na tabela abaixo a alternativa que indica corretamente os percentuais de guanina, adenina e timina, respectivamente:
1.
2.
3.
4.
5.
9.  O segmento de DNA humano que contém informação para a síntese da enzima pepsina é um:
1.
2.
3.
4.
5.
10.  Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações anatômicas entre os animais fossem conseqüência de diferenças significativas entre seus genomas. Porém, os projetos de seqüenciamento de genoma revelaram o contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam proteínas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA não-codificante. Como explicar, então, as diferenças fenotípicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode estar na região não-codificante do DNA.S. B. Carroll et al. O jogo da evolução. In: Scientific American Brasil, jun./2008 (com adaptações). A região não-codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no fenótipo porque contém
1.
2.
3.
4.
5.
11.  O anúncio do seqüenciamento do genoma humano, em 21 de junho de 2000, significa que os cientistas determinaram:
1.
2.
3.
4.
5.
12.  Considerando que na figura abaixo tem-se uma representação plana de um segmento da molécula de DNA, analise as proposições a seguir. 1) Um nucleotídeo é formado por um grupo fosfato (I), uma molécula do açúcar desoxirribose (II) e uma molécula de base nitrogenada.   2) Um nucleotídeo com Timina (T) em uma cadeia pareia com um nucleotídeo com Adenina (A) em outra cadeia.   3) Um nucleotídeo com Guanina (G) em uma cadeia pareia com um nucleotídeo com Citosina (C) em outra cadeia.   4) Pontes de hidrogênio se estabelecem entre as bases nitrogenadas T e A e entre as bases nitrogenadas C e G.     Está(ão) correta(s).
1.
2.
3.
4.
5.
13.  Abaixo está representado o filamento I de uma molécula de ácido nucléico presente no interior do núcleo de uma célula vegetal. Qual seria a seqüência correta encontrada na molécula de RNA mensageiro, transcrita a partir do filamento II?
1.
2.
3.
4.
5.
14.  O exame de um epitélio e do tecido nervoso de um mesmo animal revelou que suas células apresentam diferentes características. Isso ocorre porque
1.
2.
3.
4.
5.
15.  (...) De outro lado, o galardão de química ficou com os inventores de ferramentas para estudar proteínas, os verdadeiros atores do drama molecular da vida. É verdade que a Fundação Nobel ainda fala no DNA como o diretor de cena a comandar a ação de proteínas, mas talvez não seja pretensioso supor que foi um lapso - e que o sinal emitido por essas premiações aponta o verdadeiro futuro da pesquisa biológica e médica muito além dos genomas e de seu sequenciamento (uma simples soletração). (...)(LEITE, Marcelo. De volta ao sequenciamento. Folha de S. Paulo - 20/10/2002)O autor refere-se às proteínas como "atores do drama molecular" e ao DNA como "diretor de cena". Essa referência deve-se ao fato de
1.
2.
3.
4.
5.
16.  Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os conceitos aos respectivos termos. I – Genoma (    ) conjunto de genes organizados nos cromossomos. II – Fenótipo (    ) segmento de DNA capaz de transcrever uma molécula de RNA. III – Alelo (    ) atuam sobre a mesma característica, mas não são obrigatoriamente iguais. IV -  Gene (    ) forma de manifestação de uma característica.A sequência correta é:
1.
2.
3.
4.
5.
17.  A genética é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade. Sobre as características hereditárias dos organismos, analise as seguintes afirmações:I - Genes localizados no mesmo cromossomo sempre atuam na mesma característica.II - O genótipo de uma característica depende da manifestação do respectivo fenótipo.III - O genótipo de um indivíduo para uma determinada característica só pode ser conhecido através de exames laboratoriais do DNA.IV - A variabilidade genética associada a um certo loco resulta da ocorrência de mutação.Pode-se dizer que:
1.
2.
3.
4.
5.
18.  Com relação aos ácidos nucléicos (DNA e RNA), são feitas as seguintes afirmativas:I - O conjunto de bases nitrogenadas é idêntico no DNA e RNA;II - Tanto o DNA quanto o RNA são formados por bases nitrogenadas, açúcar e fosfato;III - No processo de duplicação do DNA, a molécula original (molécula mãe) dá origem a duas moléculas filhas idênticas entre si;IV - No processo de tradução, a seqüência de bases do RNAr (RNA ribossômico) é que orienta a incorporação dos aminoácidos na formação das proteínas.São verdadeiras apenas as afirmativas:
1.
2.
3.
4.
5.
19.  Considere as seguintes afirmações sobre alguns conceitos fundamentais utilizados em genética. I - Alelo recessivo é aquele que não se manifesta em um genótipo heterozigoto. II - Cromossomos homólogos são os que apresentam locos que codificam as mesmas características. III - Genótipo é a descrição da constituição genética de um organismo. Quais estão corretas?
1.
2.
3.
4.
5.
20.  Define-se genoma como o conjunto de todo o material genético de uma espécie, que, na maioria dos casos, são as moléculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possível relação entre o tamanho do genoma — medido pelo número de pares de bases (pb) —, o número de proteínas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas começam a aparecer e já deixam claro que essa relação não existe, como mostra a tabela abaixo.De acordo com as informações acima,
1.
2.
3.
4.
5.
Back to top

Removing ad is a premium feature

Upgrade and get a lot more done!
Take Another Quiz