estados físicos da MATéria e mudanças de estado

10 Questes  I  By Costa
Please take the quiz to rate it.

 estados fsicos da MATria e mudanas de estado
Exercícios sobre os estados físicos da matéria e mudanças de estado. Aconselho o estudo prévio do manual de texto, bem como do caderno diário.Notas importantes que deves ler: É necessário colocar o nome para iniciar.Repara bem nas instruções de cada pergunta, para evitar perder pontos sem necessidade.Nunca começes a resposta com letra maiúscula.É necessário ter atenção à ortografia e colocar acentos quando se dá as respostas.Por vezes, quando a resposta tem acentos, é indicado um número incorrecto de palavras a colocar. Exemplo: se a resposta for ião, é informado que são duas palavras. Desvantagens da língua portuguesa e, principalmente, bug do webware.

  
Changes are done, please start the quiz.


Questions and Answers

Removing question excerpt is a premium feature

Upgrade and get a lot more done!
  • 1. 
    Escolhe as afirmações verdadeiras.
    • A. 

      A divisibilidade da matéria é uma propriedade que só é característica da matéria no estado sólido.

    • B. 

      Toda a matéria é constituída por partículas extremamente pequenas chamadas corpúsculos.

    • C. 

      A matéria é contínua não é constituída por corpúsculos.

    • D. 

      A matéria parece-nos contínua e compacta, porque os corpúsculos são demasiado pequenos.


  • 2. 
    Completa as seguintes frases que têm a ver com a teoria corpuscular (Teoria Cinético-corpuscular).A teoria corpuscular admite que:A - a matéria é constituída por pequeníssimos ___________________________.B - os corpúsculos estão em constante ________________________________.C - entre os corpúsculos existem espaços ________________________________. Escreve as três palavras separadas por uma vírgula e sem espaços. Atenção à grafia.

  • 3. 
    Os estados físicos da matéria, caracterizam-se pelo grau de organização dos seus corpúsculos. Com base neste conhecimento, completa as frases seguintes (utilizando uma das palavras entre parêntesis) de modo a obteres afirmações verdadeiras.A - A agitação dos corpúsculos é (maior/menor)_________ nos líquidos do que nos gases.B - Num gás, os corpúsculos movem-se com (grande/pequena) ____________ liberdade.C - Nos líquidos a liberdade de movimento é (maior/menor)_________ do que nos gases.D - Nos sólidos a organização corpuscular é (grande/pequena) ________________. Escreve as quatro palavras separadas por uma vírgula e sem espaços. Atenção à grafia.

  • 4. 
    Conforme o modo de agregação dos corpúsculos, assim a matéria se encontra em diferentes estados físicos. Completa o espaço em branco com o estado físico correspondente.A - Os corpúsculos estão muito afastados uns dos outros; dispõem-se desordenadamente e movem-se com muita liberdade. ________________________________.B - Os corpúsculos estão muito próximos uns dos outros; dispõem-se mais ordenadamente que nos líquidos. ________________________________.C - A matéria tem a forma do recipiente em que se encontra, apesar do volume não variar. ________________________________.D - A matéria é muito compressível. ______________________________. Escreve as quatro palavras separadas por uma vírgula e sem espaços. Atenção à grafia.

  • 5. 
    Os estados físicos da matéria cracterizam-se, como sabes, pelo grau de organização dos seus corpúsculos. Com base neste conhecimento, selecciona a(s) afirmação(ões) verdadeira(s).
    • A. 

      Quanto maior for o grau de organização dos corpúsculos, mais fracas são as forças de ligação

    • B. 

      No estado gasoso a organização dos corpúsculos é grande pois as forças de ligação são fracas.

    • C. 

      No estado sólido as forças de coesão entre os corpúsculos são muito intensas.

    • D. 

      No estado líquido não há forças de ligação entre os corpúsculos.


  • 6. 
    Supõe que numa caixa rectangular tinhas que colocar o maior número possível de laranjas, de modo a ficarem bem arrumadas e em montes uniformes. Considera que as laranjas representam corpúsculos. A - A organização das laranjas (corpúsculos) reproduz o comportamento de que estado físico?B - Supõe que as laranjas caíam para o chão e ficavam espalhadas pelo chão (bastante afastadas umas das outras). Que estado físico representa? Escreve as duas palavras separadas por uma vírgula e sem espaços. Atenção à grafia.

  • 7. 

    Indica o estado físico que é sugerido por cada um dos seguintes esquemas: A                       B                  C Escreve as três palavras separadas por uma vírgula e sem espaços. Deves seguir a ordem (A - 1 palavra; B - 1 palavra; C - 1 palavra). Atenção à grafia.

  • 8. 

    À mesma temperatura (por exemplo, à temperatura ambiente) é possível observarmos materiais no estado sólido, outros no estado líquido e outros no estado gasoso.Aos nossos olhos, os sólidos, os líquidos e os gases têm respectivamente: (completa os espaços, (utilizando as seguintes palavras: própria ou variável ou constante) de modo a fazeres referência às propriedades macroscópicas)SólidosForma:____________________; Volume: _______________________________. LíquidosForma: ___________________; Volume: _________________________________. GasesForma: ____________________; Volume: __________________________________ Escreve as nove palavras separadas por uma vírgula e sem espaços. Deves seguir a ordem (sólidos - 2 palavras; líquidos - 2 palavras; gases - 2 palavras). Atenção à grafia.

  • 9. 
    Selecciona a(s) afirmação(ões) verdadeira(s).
    • A. 

      A mudança de uma substância do estado sólido para o estado líquido corresponde a uma maior organização dos seus corpúsculos.

    • B. 

      A rapidez do movimento dos corpúsculos constituintes da matéria aumenta com o aumento da temperatura.

    • C. 

      A liberdade de movimento dos corpúsculos constituintes da matéria aumenta sempre que que as forças de coesão que unem esses corpúsculos aumentam.

    • D. 

      A mudança de uma substância do estado líquido para o estado sólido corresponde a uma maior organização dos seus corpúsculos.


  • 10. 
    Todos os materiais são constituídos por corpúsculos entre os quais existem forças de interacção e: (Escolhe a opção correcta).
    • A. 

      Quando as forças de interacção são fortes, a liberdade de movimento dos corpúsculos é grande e o seu grau de organização é pequeno.

    • B. 

      Quando as forças de interacção são fracas, a liberdade de movimento dos corpúsculos é pequena e o seu grau de organização é grande.

    • C. 

      Quando as forças de interacção são fortes, a liberdade de movimento dos corpúsculos é pequena e o seu grau de organização é grande.

    • D. 

      Quando as forças de interacção são fortes, a liberdade de movimento dos corpúsculos é grande e o seu grau de organização é grande.


Back to top

Removing ad is a premium feature

Upgrade and get a lot more done!
Take Another Quiz
We have sent an email with your new password.